CentroTV

Município de Cantanhede disponibiliza armadilhas de captura de vespas velutina

No âmbito da estratégia delineada para o combate à Vespa Velutina, a Câmara vai disponibilizar cerca de 600 armadilhas a apicultores do concelho de Cantanhede.

Esta ação tem em vista o “controlo de ninhos existentes, e prevenindo assim, a criação e o desenvolvimento de novos ninhos. Tendo como principal objetivo minimizar os efeitos negativos que a vespa velutina tem no meio ambiente e na biodiversidade, estas armadilhas serão entregues aos apicultores pelas respetivas juntas e uniões das freguesias, que, desde a primeira hora se disponibilizaram a colaborar no desenvolvimento desta ação”, sublinha a edilidade em nota de imprensa.

Os apicultores interessados “deverão estar inscritos na Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e apresentar explorações apícolas ativas no concelho, ficando assim, de forma voluntária e responsável, encarregues pela instalação, manutenção, substituição do atrativo e posterior recolha, evitando o seu abandono, originando impacto negativo no equilíbrio dos ecossistemas. A forte predação da Vespa Velutina por abelhas e de outros insetos polinizadores, que leva a uma redução significativa das populações destes insetos, fundamentais para a manutenção da vegetação natural e perpetuação de espécies”.

A iniciativa insere-se no estudo que a Proteção Civil Municipal se “encontra a desenvolver e que tem por objetivo avaliar a relação entre a colocação de armadilhas para captura das vespas fundadoras e o aparecimento de novos ninhos”.