CentroTV

Município de Carregal do Sal assina Auto de Transferência de Competências na Área da Saúde

O presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Paulo Catalino Ferraz, assinou ontem, ao final do dia, o Auto de Transferência de Competências na área da Saúde.

A partir de agora, a autarquia “assume a transferência destas competências, uma responsabilidade acrescida para o Município que permite desenvolver um trabalho de proximidade ainda maior com a população num dos pilares fundamentais para a sociedade”, adianta em comunicado.

A isso se referiu o edil carregalense ao afirmar que “os presidentes de Câmara precisam de ter coragem para assumir estes desafios em nome das populações e da proximidade necessária para melhorar os serviços de saúde”.

Paulo Catalino Ferraz disse “não ter dúvidas de que as câmaras municipais e os seus serviços conseguem fazer mais e melhor com os meios financeiros necessários, mas é preciso refletir em conjunto sobre o modelo que se quer para o futuro.”

E terminou afirmando que “acredita que o caminho é a descentralização / regionalização, por forma a estimular ainda mais a eficiência dos serviços. O Auto agora firmado, e que vigora desde o dia da sua assinatura – 1 de junho, define as condições da transferência e assenta sobretudo na assunção das responsabilidades ao nível das competências administrativas no que diz respeito ao pessoal da carreira operacional e ao edificado”.

A assinatura decorreu no Salão Nobre Aristides de Sousa Mendes e contou com a presença da presidente do Conselho Diretivo da ARS (Administração Regional de Saúde) do Centro, Rosa Reis Marques; da diretora executiva do ACES Dão Lafões, Rita Figueiredo; das coordenadoras da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e Unidade de Cuidados na Comunidade, respetivamente Ana Araújo e Helena Paiva e dos representantes no conselho técnico do Centro de Saúde de Carregal do Sal, Marisa Castanheira e Jorge Leitão.