CentroTV

Município de Coimbra assinala Dia Mundial da Árvore

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai assinalar o Dia Mundial da Árvore com a plantação de duas centenas de novos exemplares, distribuídos por vários locais do concelho.

“Este ano, devido à evolução da pandemia, as habituais ações de sensibilização vão dar lugar à realização de um webinar temático, que será transmitido no dia 26 de março, pelas 18h00, nas redes sociais do município”, adianta hoje a autarquia em nota de imprensa.

No dia 21 de março, em que se assinala a efeméride, a Câmara vai plantar 100 árvores na envolvente da nova pista municipal de BMX, localizada nos campos do Bolão. Ao todo são 20 freixos, 20 choupos brancos, 20 amieiros, 20 salgueiros e 20 vidoeiros. Nesse dia vão ainda ser plantadas 15 árvores junto à EB1 Norton de Matos e quatro árvores no parque de lazer de Cioga do Campo.

“Ao longo dos últimos anos a autarquia tem também apostado em ações de sensibilização ambiental, que este ano se realizam por via digital, devido à evolução da pandemia. Assim, a CM Coimbra vai transmitir um webinar dedicado a esta temática, no dia 26 de março, pelas 18h00, nas redes sociais do município”, salienta.

O programa inclui uma apresentação denominada “Planos Municipais de Arborização e gestão de árvores em contexto urbano”, apresentado por Andreia Almeida, técnica superior da divisão de Espaços Verdes e Jardins da CM Coimbra, seguindo-se a apresentação de Joana Sobral, técnica superior da divisão de Estudos e Projetos da autarquia, que apresenta “A requalificação do Parque Manuel Braga e outras intervenções municipais”. Hélia Marchante, do Instituto de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, vai apresentar “A gestão de invasoras” e Francisco Coimbra, da Árvores & Pessoas, vai falar sobre “Podas”.

A sessão será aberta pelo presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, e encerrada pelo vereador com os pelouros dos Espaços Verdes e Jardins, Carlos Cidade, sendo moderada por José Vilhena, chefe da divisão de Espaços Verdes e Jardins da autarquia.