CentroTV

Município de Coimbra compra cinco autocarros novos

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, assinou ontem o contrato de fornecimento de cinco autocarros novos de passageiros destinados a reforçar a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

O contrato, no valor de 999.621 euros, necessita agora de visto do Tribunal de Contas. Quando o visto for emitido, o fornecedor, a empresa Carbus, Veículos e Equipamentos Lda., dispõe de um prazo de 60 dias para entregar as viaturas.

“Os veículos, adquiridos através de concurso público, são da marca Temsa – semelhantes a outras cinco novas unidades que entraram ao serviço no passado mês de setembro – e têm uma lotação de 102 lugares”, refere em comunicado a autarquia.

Dispõem de rampa para cadeiras de rodas e podem elevar ou baixar a altura da carroçaria ao solo.

“Nos últimos três anos, o esforço de renovação da frota dos SMTUC traduziu-se num acréscimo de 30 veículos, a que corresponde um investimento camarário na ordem dos 3,3 milhões de euros”, salienta a edilidade.

Além dos cinco autocarros novos cujo contrato foi hoje assinado, a lista inclui dez autocarros usados,  cinco autocarros novos, dois miniautocarros híbridos, uma viatura de transporte de pessoas com mobilidade reduzida, três miniautocarros e mais quatro miniautocarros (em fase de adjudicação).

A renovação de autocarros dos SMTUC tornou-se prioritária, uma vez que a frota apresenta uma média de 14 anos de idade; 40 por cento tem mais de 15 anos e cerca de 25 por cento tem duas décadas, ou mais, de serviço. Além do fator idade, um autocarro dos SMTUC percorre, em média, 70 mil quilómetros anuais, em ambiente urbano, uma utilização bastante desgastante para os elementos mecânicos.