A Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinalou hoje, na Escola Secundária Dom Duarte, o início do terceiro período do ano letivo, cujas atividades serão realizadas com recurso ao Ensino à Distância (E@D), devido às medidas de contingência perante a pandemia da COVID-19.
O presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, acompanhado pelo vereador da Educação, Jorge Alves, e pela diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, Isabel Veiga Simão, anunciou que a autarquia vai disponibilizar imediata e gratuitamente aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) uma plataforma de E@D, além de internet e tablets aos alunos que não dispõem destes equipamentos, assegurando “a promoção de igualdade de oportunidades” no acesso à educação, salientou.
“Atenta às dificuldades dos alunos e dos Agrupamentos de Escolas, com o objetivo de mitigar dificuldades e constrangimentos, a CM Coimbra adquiriu e vai disponibilizar gratuitamente a todos os alunos e docentes do 1.º CEB, que é da competência municipal, em articulação com os Agrupamentos de Escolas, uma plataforma de E@D”, adianta a autarquia em comunicado.
“Dos quase quatro mil alunos que frequentam o 1.º CEB na rede pública do município, cerca de 670 não possuem tablets (ou equivalente) e cerca de quatro centenas “ainda não têm acesso (ou não têm acesso em condições) à internet”, referiu Manuel Machado. Por isso, serão, também, disponibilizados tablets e acesso móvel à internet, a título de empréstimo, aos alunos do 1.º CEB que não disponham destes equipamentos.
A E@D. Coimbra – Plataforma de Ensino à Distância será o local virtual onde todos os alunos do 1.º CEB das escolas do concelho de Coimbra e os respetivos docentes poderão aceder para trabalhar os conteúdos programáticos para cada uma das áreas disciplinares.
Ao todo são cerca de 3800 alunos, de 190 turmas, dos seis Agrupamentos de Escolas do concelho que vão beneficiar desta medida da CM Coimbra, que passa pela disponibilização de uma plataforma que possibilita o trabalho em rede, em ambiente fechado e seguro, facilitando a partilha de conteúdos e a interação necessária ao desenvolvimento de atividades educativas bem como à sua monitorização e acompanhamento por parte dos docentes.