CentroTV

Município de Coimbra premiou postais de Natal

São dezasseis os trabalhos vencedores da edição de 2018 do desafio “Vamos Viver o Natal – Postal de Natal 2018”, que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra propôs aos alunos que frequentam as instituições de ensino público associadas à Rede de Bibliotecas de Coimbra, desde o nível pré-escolar ao secundário.

No âmbito do trabalho desenvolvido ao longo do ano, a CM Coimbra (através da Biblioteca Municipal) e a Rede de Bibliotecas de Coimbra aliam, com este projeto, a leitura à área da ilustração, como forma de assinalar a quadra natalícia com o contributo da rede escolar concelhia.

A iniciativa é desenvolvida em contexto de sala de aula, com a colaboração de toda a comunidade escolar, docentes e educadores, em articulação com os professores bibliotecários.

Trata-se de um desafio pedagógico, cujo objetivo é fomentar o interesse pela leitura e a expressão artística junto das crianças e jovens em idade escolar. Assim, os alunos procuram inspiração numa obra literária (do género conto ou poesia) alusiva ao Natal. Partindo da leitura interpretam, posteriormente, a obra, ou parte dela, em forma de trabalho ilustrado.

A múltipla variedade de trabalhos rececionados na Biblioteca Municipal de Coimbra são selecionados por um conjunto de professores nomeados pelo grupo de trabalho da Rede de Bibliotecas de Coimbra, tendo em conta critérios como a originalidade, a criatividade e a coerência com a obra lida.

As ilustrações vencedoras são, depois, impressas em formato de postais de Natal convencionais que são oferecidos aos utilizadores da Biblioteca Municipal de Coimbra durante a época festiva que atravessámos.

Os vencedores do desafio “Vamos Viver o Natal – Postal de Natal 2018”, distribuídos pelos diferentes ciclos de ensino das escolas do concelho, são:

JARDIM DE INFÂNCIA

Solum Sul – sala 2, Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro – Trabalho coletivo – “O pequeno Pai Natal”, de Anu Stohner;

Eiras – salas 1 e 2, Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel Trabalho coletivo – “Nasceu o Menino Jesus”, de Dick Bruna;

Santa Apolónia – sala 1, Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Trabalho coletivo – “História de Natal”, de Sérgio Franclin.

1º CICLO

Iara Lima, EB 1 Areeiro – 3º A, Agrupamento de Escolas Coimbra Sul – “Há sempre uma estrela no Natal – O Natal no hipermercado”, de Luísa Ducla Soares.

Ana Durães, EB 1 Areeiro – 3º A, Agrupamento de Escolas Coimbra Sul – “Hoje é Natal”, de José Vaz.

Gaspar Duarte Acúrcio, Centro Escolar Quinta das Flores – 1º B, Agrupamento de Escolas Coimbra Sul – “O Pai Natal preguiçoso e a Rena Rodolfa”, de Ana Saldanha.

Guilherme de Figueiredo Neves, EB 1 Montes Claros – 3º B, Agrupamento de Escolas Martim de Freitas – “Ninguém dá prendas ao Pai Natal”, de Ana Saldanha.

2º CICLO

Miriam Correia, EB 2, 3 Ceira – 5º AC, Agrupamento de Escolas Coimbra Sul – “A casa de cedro – A árvore de Natal”, de Vergílio Alberto Vieira.

Catarina Seabra, EB 2, 3 Ceira – 5º AC, Agrupamento de Escolas Coimbra Sul – “A casa de cedro – A fuga para o Egipto”, de Vergílio Alberto Vieira.

Ana Lúcia Martins Bindzi, EB 2, 3 Drª Mª Alice Gouveia – 5º C, Agrupamento de Escolas Coimbra Sul – “2 histórias de Natal – A primeira prenda do Pai Natal”, de Alice Vieira.

Salvador Fernandes Dinis, Escola Básica e Secundária Quinta das Flores – 5º B – “O presépio”, de Carlos Letra e Miguel Borges.

3º CICLO

Maria Elisa Daniello, EB 2, 3 Ceira – 7º AC, Agrupamento de Escolas Coimbra Sul – “A casa de cedro – No céu fulgura uma estrela”, de Vergílio Alberto Vieira.

Daniela Campos, EB 2, 3 Drª Mª Alice Gouveia – 7º A, Agrupamento de Escolas Coimbra Sul – “A casa de cedro – Gaspar, Baltasar e Belchior”, de Vergílio Alberto Vieira.

Mafalda Folhadela, Escola Secundária José Falcão – 8º 1 – “Dia de Natal”, de António Gedeão.

SECUNDÁRIO

Sofia da Costa Carvalho, Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, 12º D – “Eduardo mãos de tesoura”, de Kate Leth.

Ana Beatriz Costa Soares, Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, 12º D – “The Grinch”, de Dr. Seuss.