CentroTV

Município de Coimbra realizou ação de sensibilização assistentes operacionais de educação

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra realizou, ontem, uma ação de sensibilização para os assistentes operacionais com funções de ação educativa nos jardins de infância, que reabrem segunda-feira.

A sessão, organizada de acordo com as normas sanitárias no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, contou com uma intervenção inicial do presidente da autarquia, Manuel Machado, que “transmitiu confiança à comunidade educativa e garantiu “estado de prontidão” para ajudar no que for necessário”.

A CM Coimbra está a “preparar com a máxima segurança a reabertura dos jardins de infância da rede pública do município que, de acordo com o Plano de Desconfinamento Municipal, e em linha com a estratégia do Governo de levantamento gradual das medidas de confinamento adotadas no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19, vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 01 de junho”, revela em comunicado a autarquia.

Com o objetivo de transmitir os procedimentos e recomendações das autoridades de saúde para garantir a segurança das crianças, dos próprios funcionários e da comunidade em geral, a autarquia organizou uma ação de sensibilização para os funcionários dos jardins de infância.

Depois de uma intervenção inicial do presidente da CM Coimbra, Manuel Machado (https://youtu.be/IerYdWpVxtg), foram abordados vários temas relacionados com a COVID-19, como a boa utilização dos equipamentos de proteção individual, os procedimentos para a deteção e consideração de casos suspeitos e os cuidados de limpeza e desinfeção de superfícies. A intervenção final coube ao vereador da Educação da CM Coimbra, Jorge Alves, que deixou vários alertas e conselhos para a retoma da atividade.

“Recorde-se que, nos últimos dias, todos os 32 estabelecimentos do pré-escolar foram desinfetados por uma equipa especializada da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores e, entre terça e quarta-feira, os mais de cem funcionários municipais afetos aos estabelecimentos de ensino pré-escolar foram testados à COVID-19 e à imunidade à doença, num laboratório da cidade, devidamente credenciado pela Direção-Geral da Saúde, que foi contratado pela autarquia para prestar esse serviço”, adianta a concluir o município.