O Município de Góis, em parceria com a GNR – Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) e os Bombeiros Voluntários de Góis, realizou uma reunião de trabalho, onde se destacou o estado dos pontos de água do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Góis, o estado dos trabalhos GFR (da responsabilidade da Câmara Municipal de Góis) e ações de fiscalização.
“A Rede de Pontos de Água de Góis é composta por 47 pontos de água, dos quais: 32 reservatórios, três piscinas, um tanque de rega, três charcas e oito pontos no rio Ceira e ribeiras”, adianta a autarquia em nota.
No início de 2023, “verificou-se a rede de pontos de água, conjuntamente, pelas 3 entidades, tendo sido identificadas situações de falta de gestão de combustíveis e de falta de capacidade de retenção de água, condicionantes à plena operacionalidade da rede”, sublinha.

“Previamente, à época de verão, foram realizados pelo Município de Góis os trabalhos corretivos em 4,3 hectares de gestão da vegetação em torno de 13 Reservatórios GFR; Beneficiação de 2 reservatórios: Aigra Velha e Aigra Nova;- Colocação de Placa – Identificação / Sensibilização reservatório de Vale Moreiro.De referir que, está em curso o levantamento e cadastro da Rede de Abastecimento e Drenagem do total da Rede de Reservatórios GFR de Góis”, informa.
A autarquia, conjuntamente com as restantes entidades, “continuará a trabalhar no sentido de melhorar a rede dos pontos de água do Concelho e a limpeza/manutenção das faixas de gestão de combustíveis”.