O Município de Nelas tem no terreno uma equipa pluridisciplinar – constituída por assistentes sociais, psicólogos (do Município e da Segurança Social), mediadoras sociais, técnicas agrícolas, elementos das unidades de Saúde Pública e de Cuidados na Comunidade – que tem como missão prestar apoio social, mas também realizar o levantamento de prejuízos e aferir as necessidades de respostas imediatas, como o apoio na área social, de reconforto e palavra amiga, na alimentação, na saúde às populações ou o fornecimento de alimentação animal, além do inventariar dos danos e prejuízos materiais, informa em nota a autarquia.
A equipa multidisciplinar “Município de Nelas Cuida+” já se encontra a efetuar o levantamento dos danos há população afetada por estes trágicos incêndios desde a passada quarta-feira, dia 18, prolongando-se este trabalho durante as próximas duas semanas, adianta.
Este trabalho é acompanhado pelas Juntas de Freguesia de Senhorim, Nelas, Canas de Senhorim e Lapa do Lobo.
Nos dias 18 e 19 de setembro a equipa esteve presente na Fonte do Alcaide, Moinhos, Casal Sandinho, Cagunça, Igreja, Quinta do Lila, Quinta da Chamusca nas Carvalhas e Carvalhas. “Destes dois dias, foram referenciadas duas pessoas para a Saúde por ansiedade e trauma, sendo uma menor”, revela a autarquia. “Também detetadas necessidades de fardos de palha para alimento animal (que foram já entregues)”, acrescenta.
No dia 20 de setembro, durante todo o dia, a equipa marcou presença no Folhadal, acompanhadas pelos membros da Assembleia de Freguesia Bruno Rodrigues e Rosa Pereira. “Foram sinalizadas necessidades de fardos de palha para alimentação animal (já entregues)”, refere o município.
Durante esta semana a intervenção social vai continuar no terreno. Hoje, 23 de setembro vão a Folhadal, amanhã 24 e 25 de setembro a Caldas da Felgueira, 25 e 26 de setembro a Vale de Madeiros, 27 de setembro a Lapa do Lobo.