O Município de Oliveira do Hospital está a realizar um conjunto de intervenções, com recurso às novas tecnologias, para reduzir o consumo de energia em equipamentos municipais.
“Nesse âmbito – e numa primeira fase – acaba de ser instalado no pavilhão desportivo da cidade de Oliveira do Hospital um sistema solar térmico com 10 painéis solares que, complementado com uma caldeira a “pellets”, substitui o antigo sistema de águas quentes sanitárias (AQS) com termoacumuladores”, adianta hoje em comunicado enviado à CentroTV a autarquia.
Ainda durante este ano, as luminárias convencionais daquele equipamento público vão também ser substituídas por tecnologia LED, “tratando-se de um investimento que trará uma redução no consumo energético estimada em cerca de 60 por cento, que se traduzirá numa poupança anual na ordem dos 7.500 euros”.
Este projeto de eficiência energética representa um investimento de cerca de 64 mil euros, financiado em 80 por cento pelo “Fundo de Eficiência Energética (FEE) – Administração Pública Eficiente”, que prevê a implementação de medidas de eficiência energética em alguns dos edifícios municipais com maiores consumos de energia elétrica.
Entretanto, e também através do FEE, o Município de Oliveira do Hospital aprovou já outras duas candidaturas, num investimento que ronda os 100 mil euros, com vista a promover a melhoria do desempenho energético nos Paços do Município e no edifício onde está sedeada a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).
“Estas duas intervenções, programadas para este ano, representarão uma redução de 30 por cento na fatura energética, o que equivale a uma poupança estimada na ordem dos 7 mil euros anuais”, frisa a câmara.
Tendo como objetivo a redução do consumo de energia, o Município de Oliveira do Hospital “está já a preparar novas candidaturas para a implementação de medidas de promoção da eficiência energética noutros equipamentos municipais”.