CentroTV

Município de O. Hospital oferece fruta aos alunos do pré-escolar e 1º CEB

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai oferecer fruta, ao longo de todo o ano letivo 2017/2018, aos alunos do pré-escolar e do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

São perto de 900 crianças que vão beneficiar desta iniciativa promovida no âmbito do programa Regime de Fruta Escolar ao qual a autarquia oliveirense submeteu uma candidatura que viu aprovada pelo Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas.

A distribuição de fruta aos jovens alunos já teve início, neste mês de outubro em que se assinala o Dia Mundial da Alimentação, e encontram-se abrangidos 672 alunos distribuídos por 38 turmas dos 11 estabelecimentos de ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O programa Regime de Fruta Escolar financia a distribuição de uma peça de fruta a cada aluno, duas vezes por semana e durante 30 semanas, sendo que o município assumiu o encargo de uma semana de distribuição por formar a atingir as 31 semanas no presente ano letivo.

Embora o referido programa tenha como principais destinatários os alunos do 1.º CEB, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou também assumir integralmente os custos da extensão deste programa aos alunos do Pré-Escolar. Assim, também os 207 alunos desta faixa etária, dos 16 estabelecimentos de ensino do agrupamento, vão receber duas peças de fruta  por semana, ao longo das 31 semanas.

Com um custo total do projeto a ultrapassar os 8.700 euros (entre 1.º CEB e Pré-Escolar), trata-se de um investimento da autarquia de Oliveira do Hospital, consciente da importância da inclusão da fruta na dieta alimentar dos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do nosso concelho.

Refira-se que o Regime de Fruta Escolar visa a distribuição gratuita de frutas e produtos hortícolas nos estabelecimentos de ensino público do município, com o objetivo de promover a educação alimentar, a aquisição de hábitos de alimentação saudáveis, a adoção de uma dieta equilibrada entre as crianças, conseguindo assim alterar os seus hábitos alimentares e a redução da obesidade infantil.