A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tem a decorrer até ao dia 27 de novembro o concurso para atribuição de Bolsas de Estudo a estudantes do Ensino Superior residentes no concelho, no valor orçamental limite de 50 mil euros.
O apoio aos alunos e suas famílias tem sido uma prioridade do Município de Oliveira do Hospital, que procura desenvolver ações que fomentem a educação e o ensino.
As bolsas de estudo previstas pelo Município aos estudantes visam apoiar a prossecução dos estudos a alunos de cariz social que, apesar do aproveitamento escolar, por falta de meios, se vem impossibilitados de o fazer.
Segundo a vereadora da Educação da Câmara Municipal, Graça Silva, o Município “consciente das dificuldades económicas que afetam algumas agregados familiares do concelho, que podem constituir obstáculo à prossecução do percurso formativo dos seus membros, pretende contribuir para proporcionar o acesso ao ensino superior aos jovens Oliveirenses” que, “não obstante a sua situação económica, desejem continuar a sua formação académica”.
A atribuição de bolsas visa também, refere Graça Silva, “estimular a frequência de cursos superiores” e “contribuir para a criação de condições adequadas ao tecido económico concelhio”, através da dotação de quadros técnicos superiores, fomentando um desenvolvimento sustentado.
De acordo com a deliberação aprovada em reunião camarária do dia 12 de outubro, estão a decorrer desde o dia 16 de outubro e até ao dia 27 de novembro as candidaturas a Bolsas de Estudo – Ensino Superior.
Podem candidatar-se a este apoio do Município estudantes residentes no concelho, que frequentam estabelecimentos de Ensino Superior Público, particular ou cooperativo, devidamente homologados e sediados dentro ou fora de Oliveira do Hospital.
As bolsas a atribuir aos candidatos são atribuídas de acordo com a lista definitiva, até à concorrência do valor orçamental limite de 50 mil euros.