CentroTV

Município de Oliveira do Hospital atribuiu subsídios de apoio à natalidade a 550 crianças

Mais de 550 crianças nascidas em Oliveira do Hospital já beneficiaram de apoio do Programa Municipal de Incentivo à Natalidade, um programa implementado pela Câmara Municipal em Janeiro de 2013 para apoiar as famílias com um incentivo pelo nascimento de crianças.

“Em causa está um investimento superior a 700 mil euros num programa que – conforme sublinhou em jeito de balanço o Vice-Presidente da CMOH, José Francisco Rolo, na última reunião do executivo camarário, dia 13 de Agosto – tem a particularidade de apoiar, simultaneamente, as famílias e a economia local, uma vez que as despesas comparticipadas só poderão ser realizadas em estabelecimentos do concelho”, refere a autarquia.

O incentivo à natalidade é um “subsídio mensal, a pagar a partir do mês seguinte ao do nascimento da criança e a terminar no mês imediato em que a criança completa 36 meses de idade. Concretiza-se sob a forma de reembolso de despesas efetuadas na área do município de Oliveira do Hospital, com a aquisição de bens e/ou serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável e harmonioso da criança”.

O incentivo, num “montante de 60 euros mensais durante o primeiro ano de vida, vai variando com a idade da criança e é majorado em 10 por cento a partir do nascimento do segundo filho. Assim, quando a criança atinge os 13 meses, o seu agregado familiar passa a receber 40 euros e, entre os 25 e os 36 meses, esse valor é fixado nos 30 euros”, sublinha o município.

“Note-se que de acordo com o último relatório, existiam 337 crianças apoiadas pela prestação mensal do incentivo à natalidade, traduzindo um investimento – só em 2019 – de 110.984,86 euros”, refere.

O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, congratulou-se pelo seu executivo ter inaugurado uma nova época políticas através desta geração de medidas sociais de apoio à família. “É uma grande obra que não se vê, mas que as pessoas sentem”, frisou o autarca.