CentroTV

Município de Oliveira do Hospital entrega “Complemento Alimentar Natalício”

            O Município de Oliveira do Hospital vai apoiar, uma vez mais nesta quadra natalícia, as famílias carenciadas do concelho com a atribuição do “Complemento Alimentar Natalício”.

O apoio é concretizado através da entrega de vales de compra com o objetivo garantir que as famílias beneficiárias terão uma ceia de Natal condigna e com os produtos tradicionais a ela associados, anuncia hoje a autarquia.

            Este ano, a Câmara de Oliveira do Hospital vai “proporcionar uma quadra festiva mais reconfortante a 90 famílias – num total de 226 pessoas e das quais 58 são crianças – que receberão vales de valores entre os 30 e os 100 euros, consoante a dimensão do agregado familiar,   representando um apoio social da autarquia de 4.190 euros”, refere em nota a autarquia.

            Trata-se de famílias que “têm vindo a ser beneficiárias do programa de apoio do Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital durante o ano, e acompanhadas pelo Gabinete de Ação Social e Saúde do Município e pela Rede Social concelhia”.

            Desde 2012 que esta ajuda é “proporcionada sob a forma de cheques-compra que podem ser descontados em qualquer estabelecimento comercial concelhio aderente, na compra de produtos alimentares que fazem parte da Ceia de Natal, como bacalhau, azeite, farinha, açúcar, bolo-rei, queijo e enchidos, entre outros, na expetativa de garantir que estas famílias possam ter nesta época festiva uma refeição condigna”.

             Com esta iniciativa, em “sintonia com uma política de proximidade e acompanhamento às famílias mais carenciadas do concelho, o Município de Oliveira do Hospital presta uma essencial ajuda aos agregados familiares em situação de maior fragilidade social e económica. Simultaneamente é dado um estímulo à aquisição de bens e produtos nos estabelecimentos comerciais do concelho onde os vales podem ser descontados, contribuindo por um lado para ajudar à sua revitalização e equilíbrio financeiro e por outro, apoiando solidariamente o comércio tradicional”, salienta ainda a edilidade.

            O presidente da Câmaral, José Francisco Rolo, recorda que ao longo do ano a autarquia “acompanha e apoia as famílias mais carenciadas ou em situação de fragilidade temporária” e que esta iniciativa que permite que cada família elabore o seu cabaz de natal com os produtos de que mais necessita, “é solidariedade social de braço dado com responsabilidade social, para alimentar o espírito de partilha associado a esta quadra festiva”.

Refere ainda que este número de famílias apoiadas pode sofrer um aumento atendendo à situação de pandemia gerada pela Covid-19 e à consequente dificuldade das famílias em fazer face às suas despesas mensais, e que não são esquecidas pelo município.

            “Relembramos que o Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital apoia famílias fragilizadas, referenciadas pelos técnicos de Ação Social concelhios, através da entrega de bens alimentares e de outros, como vestuário, calçado, mobiliário, eletrodomésticos ou brinquedos”, sublinha.

Uma estrutura com a “qual, qualquer cidadão pode colaborar entregando bens alimentares, nomeadamente durante as campanhas específicas de recolha, ou outros bens diversos, dos quais já não necessite e se encontrem em bom estado de conservação a fim de serem utilizados por quem mais precisa”.