Foi instalado, na passada semana, o segundo abrigo para gatos previsto para a cidade de Oliveira do Hospital.
“A iniciativa decorre do projeto inovador que o Município de Oliveira do Hospital está a implementar e que passa pela instalação de abrigos e pontos de alimentação para gatos. É desenvolvido no âmbito do programa de controlo de animais errantes, através da esterilização, da autarquia”, adianta o município em nota.
A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo e do vereador Nuno Ribeiro, responsável pelo pelouro dos Serviços Veterinários e Bem-estar animal; e do presidente da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços, José Manuel Matias.
Estes abrigos são instalados em locais do concelho onde já existem colónias intervencionadas através do programa CED – Capturar, Esterilizar, Devolver. No passado mês de abril foram colocados e inaugurados os três primeiros abrigos em: Avô, Negrelos e Póvoa das Quartas.
Mais tarde, em julho, a autarquia procedeu à colocação de mais dois equipamentos em Meruge e na cidade de Oliveira do Hospital. Recordamos, na galeria de fotografias a inauguração dos seis abrigos.
Está ainda prevista a instalação de mais três abrigos nas localidades de Aldeia das Dez, Vila Franca da Beira e Penalva de Alva.
Este projeto resultou de uma candidatura do Município de Oliveira do Hospital ao Programa de concessão de incentivos financeiros para o investimento nos CROA ( Aviso 1/2024/ICNF-DBEAC), tendo beneficiado de 5250€ de apoio financeiro.
Com a aplicação do programa CED, as colónias de gatos controladas são monitorizadas com auxílio dos cuidadores, pretendendo-se acautelar a reprodução da população felina silvestre, através de um método ético e eficaz e por outro lado, alimentar os animais em locais autorizados e garantindo a vigilância sanitária dos mesmos.