CentroTV

Município de Pampilhosa da Serra comemorou Feriado Municipal

O Município de Pampilhosa da Serra comemorou, ontem, o seu Feriado Municipal.

No discurso do primeiro Feriado Municipal a que se juntou como presidente do executivo autárquico, Jorge Custódio, voltou a apelar à “união” dos Pampilhosenses, enaltecendo o “mérito” de “gerações inteiras tocadas por um espírito determinado” que “resistem, persistem e não desistem da sua terra”.

Dirigindo-se a Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, que considerou ser “conhecedora e, porventura, admiradora da capacidade de superação” dos Pampilhosenses, Jorge Custódio, citando o exemplo de “políticas” introduzidas por “governos anteriores” nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, notou que “é preciso responder ao desafio demográfico, através de políticas diferenciadores de captação de investimento, conjugadas com medidas de apoio à habitação e regalias fiscais que incentivem a captação e fixação de pessoas e empresas”.

À semelhança do que já tinha feito em ocasiões anteriores, o presidente da Câmara explicitou a posição do executivo relativamente a “eventuais prospeções para extrações de lítio que possam vir a ocorrer no território”, partilhando que “uma exploração a céu aberto junto à Barragem de Santa Luzia, seria um erro irremediável e com um impacto geracional irreversível”. Em sentido contrário, frisou, é intenção da Câmara Municipal “tornar a massa florestal mais rentável, mais qualificada e menos vulnerável”, assim como “continuar a privilegiar fontes de energia renováveis”, que contribuam para um “futuro verde”.

Por sua vez, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, depois de manifestar a “honra” e o “prazer” de se juntar “aos amigos Pampilhosenses”, abordou o tema das redes de telecomunicações, reconhecendo a pertinência da melhoria e abrangência destas redes para o aumento da competitividade de territórios do interior. “A regulamentação comunitária que vai ser aprovada daqui a uns meses obriga a que haja cobertura de rede fixa e móvel em todas as habitações, mesmo nas habitações secundárias”, expressou, acrescentando que “os prazos do concurso do 5G” passam por abranger, até 2025, “90% da população de todas as Juntas de Freguesia com cobertura de rede móvel”, sendo que, num cenário ideal, poderá ser cumprido o mesmo “objetivo para a rede fixa”.

“Na sessão, foi ainda simbolicamente concretizado um desígnio há muito perseguido: a assinatura do acordo de gestão para a 1ª fase de requalificação da Estrada Nacional 344 – entre o quilómetro 67 (Pampilhosa da Serra) e o quilómetro 75 (cruzamento da aldeia de Maria Gomes) -, uma empreitada já lançada em concurso público pela Infraestruturas de Portugal, com o valor base de cerca de 8 milhões de euros. Ana Abrunhosa, destacou que o avançar desta obra foi possível porque o Município quis tanto que assumiu ele próprio os encargos dos projetos”, o que levou a que fosse possível “inscrever esta obra no Plano de Recuperação e Resiliência”, refere a autarquia em nota.

E porque são as pessoas “o maior ativo e alma do concelho”, tal como constatou Jorge Custódio, foram agraciadas na sessão, com a medalha de valor e altruísmo, “5 personalidades Pampilhosenses”, que fazem com Pampilhosa da Serra seja “conhecida e sentida”, muito além dos limites geográficos”, destacando-se pela coragem, altruísmo e amor que dedicam ao território. Nesse sentido, foram distinguidos António Barata Tavares, António Queimadela, Paula Batista Margarido e Olga e Paulo Gaspar.

O Colar de Honra, insígnia mais alta do Município e que até então apenas tinha sido entregue em duas ocasiões, foi atribuído na Sessão Solene a José Brito, anterior presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e atual Presidente da Assembleia Municipal. Jorge Custódio, falou de um “legado ao serviço da causa pública”, deixado por “alguém que dedicou a sua vida aos outros”, de uma forma “apaixonada, abnegada e humilde”.

“Com a generosidade que lhe é caraterística e visivelmente emocionado, José Brito, partilhou o ‘peso’ do colar com que o ajudou a ‘fazer acontecer coisas para Pampilhosa da Serra, estendendo o agradecimento a todos os que com ele colaboraram nos diversos cargos públicos que ocupou, à família e aos Pampilhosenses pela confiança depositada no seu trabalho”, diz ainda Câmara.

Por último, foi ainda entregue a medalha de bons serviços a quatro funcionários da Câmara, que durante o longo período de serviço, “sempre dignificaram esta instituição e honraram o seu posto de trabalho”, indicou o Presidente da Câmara Municipal. Este “sentido agradecimento” foi dirigido a José Gomes, António Dias Fernandes, Maria Santos Barata e António Mendes Nunes”.