CentroTV

Município de Poiares cria Fundo para ajudar famílias, empresas e associações locais

A partir de hoje, dia 9 de junho, o Município de Vila Nova de Poiares tem disponível um fundo de emergência de 300 mil euros para apoiar famílias, empresas e associações locais afetadas pela pandemia de Covid-19.

A reabertura de estabelecimentos de comércio, de serviços e restauração tem sido difícil, por isso, o Município entende que é “imperioso introduzir novas medidas de apoio que visem mitigar as dificuldades sentidas”.

A “retoma da confiança dos consumidores será um processo gradual e que estenderá no tempo, muito provavelmente, ao longo de vários meses, e as pessoas, de uma forma geral, ainda não demonstram confiança suficiente para se dirigirem fisicamente aos espaços comerciais, de serviços e de restauração e bebidas que já se encontram abertos ao público, o que tem dificultado a retoma destes setores de atividade”, reafirma o presidente da Câmara Municipal.

Com base nas normas do “Plano de Medidas Excecionais e Transitórias para o Relançamento Económico, Social e Associativo do Concelho, o fundo Municipal de Emergência, visa “incentivar a manutenção de postos de trabalho das microempresas, em particular os restaurantes (e similares) e os estabelecimentos comerciais, para além de, consequentemente, procurar minimizar a quebra de rendimento disponível das famílias e também proteger a atividade associativa cultural, desportiva e social, que contribui para uma dinâmica local quotidiana seja na preservação do património ou na formação e criação artística”, explica o presidente.

João Miguel Henrique afirma que este Fundo vem complementar as “medidas já implementadas, não só pelo governo, como pelo próprio município” e que este será, também, “objeto de permanente avaliação, de modo a assegurar a sua adequação à situação local, quer através do desenvolvimento das atuais medidas, quer ainda através da introdução de novas medidas”.

Os formulários e documentos de instrução dos pedidos de apoio a este Fundo de Emergência, estão disponíveis no site do municipio para consulta e download em www.cm-vilanovadepoiares.pt e nos serviços online municipais em http://sol.cm-vilanovadepoiares.hpt . Também podem ser consultados presencialmente, nos serviços municipais entre as 8h00 e as 17h00.

O prazo de candidaturas acaba dia 26 de Junho.