CentroTV

Município de Poiares quer diversificar o espaço florestal do Concelho

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares acaba de lançar uma nova edição do programa ‘A Nossa Floresta’, iniciativa que pretende disponibilizar árvores, de espécies autóctones, para incentivar os proprietários florestais a criarem uma floresta mais resiliente e mais diversificada.

Segundo João Miguel Henriques, «este projeto assume um carácter fundamental para diversificar o nosso espaço florestal, e combater a predominante monocultura das espécies. Apesar da importância que o rendimento deste tipo de floresta tem para os seus proprietários, é crucial que consigamos diversificar as espécies, de forma equilibrada, com a perspetiva de criar maior diversidade e consequentemente maior sustentabilidade ambiental e económica, ao mesmo tempo que se acrescenta resiliência a toda a área florestal.», referiu.

A este programa podem candidatar-se todos os proprietários, usufrutuários ou arrendatários de parcelas inscritas no Concelho de Vila Nova de Poiares, que reúnam cumulativamente a condição de pessoa singular, maior de 18 anos, e deter legitimamente direitos de propriedade, gestão ou outros direitos legítimos sobre os terrenos florestais a plantar.

Refira-se que o processo de candidatura não tem qualquer custo para os participantes, sendo que as árvores e arbustos a atribuir serão totalmente gratuitos, até ao limite de 300 plantas por pedido. A sua plantação deverá ser feita em época favorável, até fevereiro de 2023.