CentroTV

Município de Pombal dinamiza ação de controlo de espécies invasoras

No âmbito da Semana Nacional sobre Espécies invasoras, que decorreu entre 10 a 18 de outubro, o Município de Pombal dinamizou, na passada sexta-feira, dia 16, uma ação de controlo de Erva-das-pampas.

A iniciativa, dinamizada por técnicos dos serviços da Unidade de Ambiente, Unidade de Espaços Verdes e Lazer, e Gabinete Técnico Florestal, foi realizada na zona do centro municipal de exposições (Expocentro),

“A Erva-das-pampas (Cortaderia selloana) é uma erva vivaz com uma grande roseta de folhas e grandes plumas branco-prateadas, pertencente á família das gramíneas e originária da América do Sul (Chile e Argentina). Invade principalmente áreas degradas, dunas costeiras e margens de vias de comunicação”, realçam os técnicos especializados. 

“O crescimento vigoroso e a formação de tufos densos dão-lhe vantagem sobre a vegetação nativa. Produz muitas sementes, as quais são dispersas eficazmente pelo vento. As folhas cortantes podem causar irritação na pele”, acrescentam. 

“O facto de ser uma planta que depois de introduzida num novo território se reproduz rapidamente e ocupa áreas extensas, sem a ajuda do homem, é considerada uma espécie invasora. Estas ameaçam a biodiversidade, os ecossistemas naturais, a produção de alimentos, a saúde pública e afetam a própria economia do país. Uma vez estabelecidas, as espécies invasoras são muito difíceis de eliminar e o seu controlo é muito dispendioso, pelo que evitar a utilização e prevenir a expansão destas espécies é a melhor solução”, concluem.