Município de Seia vai avançar para o 4º Orçamento Participativo Escolar.
“O desafio é envolver os estudantes, dos estabelecimentos de ensino do concelho, nas decisões que afetem os seus interesses e os da escola”, refere em comunicado a autarquia.
À semelhança do ano passado, a apresentação de candidaturas decorre durante um mês e meio e começa já no dia 1 de outubro, prolongando-se até 15 de novembro.
Do pré-escolar ao ensino superior, todos podem apresentar propostas, sejam para melhorar as condições da escola ou para desenvolver programas e/ou atividades dirigidas à comunidade escolar.
Ficam de fora manutenções ordinárias ou reparações normais de equipamentos, de resto todas as propostas que se insiram no quadro de competências da Câmara Municipal e não dependam de pareceres/autorizações de entidades externas são válidas.
A verba destinada para a quarta edição do OP Escolas mantém-se nos 20 mil euros, com cinco mil euros por projeto.
As propostas podem ser transversais aos diversos ciclos de ensino e devem ser claras e precisas quanto ao seu âmbito e objetivo.
Integrados numa turma ou num grupo de alunos, mas sempre orientado por um docente, os estudantes podem submeter as propostas na plataforma on-line (www.seiaparticipa.pt). Após a apresentação, os projetos são validadas pela Comissão Técnica de Análise e Direções Escolares.
Posteriormente à análise de todas as propostas, inicia-se o período de votação, que decorre de 2 a 13 de dezembro e que, à semelhança da submissão das propostas, será efetuado na plataforma do OP Seia. No fim ganham os quatro projetos com mais votos, cujos resultados serão conhecidos a 14 de dezembro.