CentroTV

Município de Tábua distinguido como “Parceiro abem” da Rede Solidária do Medicamento

Foi assinada esta manhã a Adenda ao protocolo de Colaboração entre o Município de Tábua e a Associação Dignitude, que visa dar continuidade à implementação do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, no concelho de Tábua.

“Sendo um projeto iniciado na sequência dos incêndios de 2017, emerge da mobilização da sociedade civil e das Autarquias, para fins de filantropia e solidariedade, tendo evoluído em 2020 para a assinatura de um protocolo, através do qual já foram apoiados 60 beneficiários, tendo já representado uma ajuda do Município de Tábua superior a 10.000,00 euros neste período”, refere a autarquia em. nota.

Para para o presidente do município, Ricardo Cruz, esta adenda representa a “importância que o Município dispensa ao bem-estar dos cidadãos, sobretudo dos que vivem em situação de maior vulnerabilidade e não têm condições para adquirir os bens necessários à melhoria da sua saúde, agradecendo a relevante parceria da Associação Dignitude, salientando que em conjunto fazemos o que nos compete ao dar continuidade a este tipo de Programas”.

Acrescentou ainda que o Município de Tábua não poderia ficar “alheado do impacto que o aumento do custo de vida exerce sobre as famílias, pelo que foi decidido aumentar em 35% o seu contributo para o Programa, a partir de Janeiro de 2023, o que equivale a um apoio de 135,00 €, por beneficiário, por ano, ajudando assim a minimizar o esforço financeiro de quem mais precisa”.

O vice-presidente do Município, António Oliveira, referiu a importância deste programa num “contexto como o do concelho de Tábua e destacou o trabalho realizado pelo Gabinete de Ação Social do Município no processo de identificação e acompanhamento dos Beneficiários, permitindo que os apoios sejam dirigidos a quem realmente deles necessita, ou seja, aos cidadãos que se enquadrem nos objetivos deste Programa.

Maria João Toscano, em representação da Associação Dignitude, disse que este é um “programa solidário e equitativo, porque apoia os cidadãos na exata medida das necessidades de cada um, sendo relevante o contributo de todos os parceiros para fazer face às crescentes solicitações que têm surgido, salientando que este é um programa dirigido às pessoas e à melhoria das suas condições de saúde”.

Agradeceu ainda o contributo disponibilizado pelo Município de Tábua, que “deste modo concretiza o espirito solidário que o caracteriza, destacando que tem sido um exemplo na forma como o programa tem sido implementado neste Território, ou seja, com rigor e responsabilidade, pelo que se justificava a entrega do Diploma ‘Parceiro abem’, que reconhece este Município como uma Entidade que “ajuda a fazer a diferença na vida dos que não conseguem comprar os medicamentos que são indispensáveis à sua saúde”.

Em representação das Farmácias aderentes, Maria José Carniça, realçou a “profunda sensibilidade demonstrada pelo Município de Tábua no apoio a um Programa inclusivo como é a Rede Solidária do Medicamento, que se revela da máxima importância para os utentes, ao permitir que ninguém é abandonado na nossa Sociedade”.

No Concelho de Tábua, aderiram ao Programa abem, as Farmácias Simões Ferreira, Carvalho, Quaresma e Nova de Midões.