CentroTV

Município de Tondela investe cerca de 200 mil euros em iluminação pública 

O Município de Tondela vai investir cerca de 200 mil euros (acrescidos de IVA) em iluminação pública, substituindo luminárias de mercúrio por novas luminárias com tecnologia LED, em todas as freguesias do concelho.

Para o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, este investimento tem por objetivo “melhorar a eficiência energética da rede de iluminação pública”.

“Continuamos a investir em soluções tecnológicas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, assim como dos serviços públicos prestados. Vai trazer poupanças financeiras ao Município de Tondela, pela redução significativa dos gastos com a iluminação pública, mas também irá reduzir a emissão de gases com efeito de estufa”, acrescentou.

Ao todo serão colocadas cerca de 1.200 luminárias LED que, para além do baixo consumo e sustentabilidade, destacam-se ainda por terem um mais longo tempo de vida.

A União de Freguesias de Mouraz e Vila Nova da Rainha é aquela onde serão substituídas mais luminárias, num total de 150.

Os trabalhos de substituição de luminárias deverão arrancar ainda durante o mês de novembro, sendo o seu prazo de execução de dois meses.

De recordar que a primeira operação de substituição de luminárias de mercúrio por led ocorrreu em 2015, num investimento de cerca de 125 mil euros em 400 luminárias LED.

Em 2016, o Município de Tondela investiu mais 190 mil euros em mais de mil luminárias LED, enquanto que em 2017 foram investidos 130 mil euros em 800 luminárias LED.

Ao todo, o investimento nos últimos quatro anos ronda os 650 mil euros.

Depois desta operação de substituição de 1.200 luminárias, será também religado um conjunto significativo de luminárias, em articulação com as juntas e uniões de freguesia do concelho. Estas luminárias tinham sido desligadas em alguns pontos do concelho, seguindo orientações nacionais de poupança na altura da Troika.

“Estamos a rever toda a rede de iluminação pública, também em áreas da cidade mais sensíveis. No entanto, não deixaremos de continuar a seguir critérios de racionalidade e boa gestão”, esclareceu.

Ainda referente ao sistema de iluminação do concelho de Tondela, destaque para o facto de, ao longo de 2019, terem sido efetuadas 25 extensões de rede, num investimento que ultrapassou os 30 mil euros.

Os gastos em iluminação pública no concelho de Tondela foram de 915 mil euros em 2018. O concelho de Tondela possui cerca de 18 mil luminárias.