CentroTV

Município de Vila Nova de Poiares pretende combater o desperdício alimentar

O Município de Vila Nova de Poiares esteve hoje no Mercado Municipal a oferecer sacos reutilizáveis aos munícipes que ali foram fazer as suas compras, atuação que já havia sido replicada nas superfícies comerciais de maior dimensão do Concelho, numa ação de sensibilização no âmbito do projeto Poiares + Sustentável Dose Q.B, em parceria com a SUMA – Serviços Ambientais.

Este projeto, recorde-se, pretende promover práticas de consumo sustentável, com o foco na redução do desperdício alimentar quer no retalho, quer no consumidor final, e que produza impactos retroativos nas cadeias de produção e distribuição, refletindo aquele que tem sido o grande empenho da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares nestas matérias, em particular no capítulo da sustentabilidade e no da racionalidade e conservação dos recursos naturais.

Paralelamente, e já nos próximos dias, o Município vai proceder à entrega aos restaurantes do Concelho que aderiram à iniciativa, de caixas reutilizáveis que serão posteriormente oferecidas aos clientes, que desta forma terão uma embalagem onde poderão levar as sobras da refeição para casa.

Refira-se que, entretanto, já foi também disponibilizada no endereço https://www.poiaresqb.pt/ a plataforma digital interativa e lúdica associada ao projeto, onde é disponibilizada mais informação sobre como reduzir o desperdício alimentar em casa ou nos estabelecimento de restauração, e onde encontrará Dicas, Fichas Pedagógicas ou o Manual de Boas Práticas.

Poderá ainda visitar a página do youtube do Quanto Baste – V.N. Poiares Mais Sustentável, (https://www.youtube.com/channel/UC-M3koJO_CRybcHbje5zfcg) onde pode visualizar receitas para aproveitamento de sobras e uma receita típica revisitada, elaborada pelos alunos do Curso Profissional de restauração da Escola E.B. 2,3/S Dr. Daniel de Matos

Recorde-se que nos últimos anos, a nível mundial, temos assistido a um crescente aumento da produção de resíduos e, consequentemente, do desperdício alimentar. Aliás, estima-se que cerca de 30% da produção de alimentos não é consumida derivado ao desperdício que ocorre desde a sua produção até ao consumidor final.

Em Portugal, de acordo com o PERDA – Projeto de Estudo e Reflexão sobre o Desperdício Alimentar, são deitadas fora cerca de 1 milhão de toneladas de alimentos por ano, ou seja, quase 274 mil quilos todos os dias, o que seria suficiente para alimentar as cerca de 360 mil pessoas com carências alimentares.