CentroTV

Município de Viseu aprova 1,2 milhões de euros para as freguesias

O Município de Viseu aprovou, hoje, a atribuição de 1,2 milhões de euros para as freguesias do concelho.

Segundo adianta a autarquia em comunicado este é um “reforço da aposta nas freguesias, com a aprovação da celebração de acordos de execução e protocolos de delegação de competência para as freguesias de um milhão e duzentos mil euros, que robustecem a política de descentralização seguida por este executivo”.

Este valor será destinado essencialmente à “manutenção de espaços verdes, limpezas, manutenção e pequenas reparações em escolas, assim como a gestão conservação e reparação de equipamentos desportivos e de percursos pedestres, circuitos de BTT e placas toponímicas”.

Este eixo de ação e delegação de competências “não só valoriza o papel do Presidente de Junta, como aproxima a política dos cidadãos”, frisa a Câmara.

Além dos vários contratos de delegação de competência, aprovados para serem postos em prática este ano, foi igualmente aprovada a celebração de um protocolo com a Freguesia de Cavernães para pôr em prática um Projeto TIC para Idosos.

Nesta reunião de Câmara avançou-se ainda com o cumprimento de outro compromisso com as Freguesias, assumido no Programa Viseu Primeiro, com a aprovação de protocolos com as Freguesias de Bodiosa, São Cipriano e Vil de Soito para a criação e manutenção de escolas de música, no valor de seis mil euros.

Ainda na Reunião desta quinta-feira, foi aprovada a abertura de procedimento da intervenção no Estádio do Fontelo, que prevê o alargamento das zonas de cadeiras a todo o estádio, e onde estão contemplados lugares para pessoas com mobilidade condicionada, a requalificação de cobertura e a instalação de um elevador.

Estas obras que “ultrapassarão os 250 mil euros têm como linha fundamental melhorar o conforto e o bem-estar de todos os que se deslocam ao Fontelo e que usufruem das bancadas”.

Os trabalhos, que serão executados durante quase três meses, interferirão diretamente com a experiência que os espectadores retiram das atividades desportivas ali praticadas.