CentroTV

Município de Viseu assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Presidente do Município de Viseu participou no workshop temático da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu e intervém na 11ª Gala da APPACDM de Viseu.

“No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, quero saudar todas e todos os cidadãos portadores de deficiência, as suas famílias e as Instituições que trabalham, diariamente, nas diferentes áreas. Agradeço o trabalho profícuo, desenvolvido em parceria no nosso Concelho, com os 14 membros do grupo de trabalho da área da Deficiência, assim como às nossas Escolas, que promovem uma integração plena”, salientou António Almeida Henriques no arranque do workshop “Participação Ativa da Pessoa Com Deficiência e a sua Autodeterminação”, da responsabilidade da APCV – Associação de Paralisia Cerebral de Viseu.

Na abertura da sessão, o Presidente da autarquia afirmou que “Viseu é uma Cidade inclusiva e solidária. A designação de Melhor Cidade para Viver estende-se aos diferentes domínios da vida em comunidade, com o objetivo claro de que esta seja uma realidade para todos”.

Neste momento, existem no concelho 53 instituições de cariz social, para além de um grupo de trabalho específico, no âmbito do Conselho Local de Ação Social (CLAS), dedicado à área da Deficiência e que já conta com 14 Instituições. “Temos vindo a atuar de forma integrada, coerente e participada a nível Associativo, Cultural e Desportivo”, adiantou.

No domínio Educativo, o Município de Viseu proporciona, em todos os níveis de deficiência, uma formação ao nível do 12º ano, alicerçada na escola e no trabalho com diferentes instituições. “Todos têm contribuído para o sucesso educativo de jovens com necessidades especiais, mas também no que respeita à educação das famílias para lidarem com a deficiência”, conclui. São exemplo deste trabalho entidades como a APPACDM, ACAPO, APPDA, SURDISOL ou AVISPT21.