CentroTV

Município lançou novidades no site Viseu Património

O Município de Viseu apresentou, ontem, no Solar do Vinho do Dão, a segunda fase do site “Viseu Património“.

Com a presença da vereadora do Património e da Cultura da Câmara, Leonor Barata, o programa contou com uma visita guiada ao Solar, seguida de uma apresentação conduzida pela Coordenadora da 2ª fase do “Viseu Património”, Catarina Tente.

A vereadora com o pelouro do Património “abriu a janela” do novo website no início da sessão, sublinhando a importância deste ato. “É simbólica e de grande relevância para a cidade de Viseu esta nova fase. Com este lançamento, queremos demonstrar que vamos continuar a descobrir mais sobre o nosso património e a nossa identidade”, sublinhou.

Nesta segunda fase, o programa municipal dedicado ao património viseense tem “especial enfoque no património histórico e arqueológico, em linha com outras iniciativas já realizadas, como a criação e regulamentação do Polo Arqueológico de Viseu António Almeida Henriques, o lançamento do Museu de História da Cidade, dos Roteiros Arqueológicos José Coelho, do Serviço de Mediação e Educação Patrimonial e de uma linha editorial própria”.

A página Web, já disponível em www.viseupatrimonio.pt, “oferece aos utilizadores a oportunidade de explorarem uma diversidade de opções de investigação, como, por exemplo, as oitos ações principais que pretendem valorizar, salvaguardar e divulgar o património histórico e arqueológico do concelho”, salienta a autarquia.

Destas oito, e com o objetivo de” aprofundar o estudo da Cava de Viriato, será apresentado, em breve, um projeto de investigação específico para o local, como também será desenvolvido um plano de salvaguarda e conservação do Conjunto do Fontelo, nomeadamente do Jardim e da Mata, nas suas vertentes de património cultural e natura”.

Aberto a todos os públicos, o site pretende “constituir-se como um ‘banco’ de partilha dos trabalhos que estão em curso, como também permitir à sociedade ler, analisar e também sugerir novas experiências e linhas orientadoras para o programa municipal”.

 “Temos uma oportunidade única de aumentar o conhecimento histórico e potenciar a notoriedade da história e do património viseenses para além das fronteiras regionais”, referiu Leonor Barata. A missão passa por “dotar o Município de mais instrumentos e conhecimento aprofundado e estruturado para valorizar a história de mais de 2500 anos e o património cultural, material e imaterial, de Viseu.”