CentroTV

Município manifesta pesar pelo falecimento de Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã

A Câmara da Lousã manifesta pesar pelo falecimento de João Carlos Tavares Henriques, Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã.

“João Henriques, lousanense que na sequência de um acidente de viação ficou paraplégico, dedicou a sua vida à melhoria das acessibilidades e à integração plena das pessoas com incapacidade”, adianta hoje em comunicado a autarquia.

Em 2005 é entra em funcionamento a Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã e, a 25 de maio de 2006, João Henriques toma posse como Assessor do Provedor, José Ernesto Carvalhinho.

Em 2008 integra o Grupo Técnico de Acessibilidade então criado.

Mantém-se como Assessor do Provedor nos mandatos subsequentes.

Em 2011, assume interinamente a Provedoria e, a 19 de junho de 2012, toma posse como Provedor, integrando o Conselho Consultivo da Provedoria. O seu mandato foi sucessivamente renovado até à presente data.

Era membro da direção da SUPERA – Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade

“Era particularmente ativo e interventivo, sendo frequente a sua participação em temas sobre acessibilidade global ou relacionada com turismo”, frisa a edilidade.

A concluir a autarquia sublinha que a sua presença nos estabelecimentos de ensino era “frequente, em ações de sensibilização junto dos jovens em temas relacionados com a acessibilidade”.