CentroTV

Municípios atingidos pelos fogos na região Centro vão ter fundos de 17,2 milhões de euros

Os municípios de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela e Sertã apresentaram candidaturas para recuperação de infraestruturas municipais, no âmbito do Fundo de Emergência Municipal (FEM), no valor global de 17,2 milhões de euros.

Este mecanismo de auxílio financeiro foi acionado pelo Governo na sequência dos incêndios florestais do passado mês de junho e que provocaram danos em infraestruturas, equipamentos e bens nos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela e Sertã.

Nesse sentido, o Governo decidiu, por Resolução do Conselho de Ministros do dia 12 de julho, permitir a concessão de auxílios financeiros aos municípios afetados através do FEM sem o requisito da declaração de calamidade pública.

Estes apoios destinam-se à recuperação das infraestruturas e equipamentos das autarquias que sejam considerados essenciais à vida das populações, nomeadamente nos domínios do abastecimento de água, estradas municipais e arruamentos urbanos, sinalética e segurança rodoviária ou equipamentos municipais de lazer e turismo.

Apoios solicitados ao abrigo do FEM:

Castanheira de Pera: 8 candidaturas, no valor total de 3.063 milhões de euros

Figueiró dos Vinhos: 6 candidaturas, no valor total de 3 milhões de euros

Góis: 5 candidaturas, no valor total de 2.134 milhões de euros

Pampilhosa da Serra: 3 candidaturas, no valor total de 1.879 milhões de euros

Pedrógão Grande: 5 candidaturas, no valor total de 4.806 milhões de euros

Penela: 6 candidaturas, no valor total de 412 mil euros de euros

Sertã: 6 candidaturas, no valor total de 1.998 milhões de euros