CentroTV

Municípios pedem audiência ao primeiro-ministro porque querem ter maior participação no combate à Covid-19

Sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses em Coimbra

Os Municípios portugueses pediram uma audiência ao primeiro-ministro por que querem ter uma maior participação no combate à Covid-19.

“Os Municípios têm estado na linha da frente na resposta à atual pandemia por Covid-19 (SARS Cov-2), trabalhando, diariamente, em várias áreas de apoio às pessoas, instituições e empresas. Ciente de que esta emergência de saúde pública ainda não está ultrapassada, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) considera que é já tempo de olhar para outra frente – o futuro comum”, adianta hoje a ANMP, que tem sede em Coimbra, em nota de imprensa.

No sentido de “contribuir ativamente para superar a crise financeira, social e económica em Portugal2, a ANMP considera que os Municípios têm de ser “envolvidos nas políticas públicas que venham a ser definidas para a prestação de apoios às pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como às micro e pequenas empresas”.

A ANMP entende também que é “necessário o estabelecimento de um regime transitório que permita agilizar a contratação pública e tornar mais célere a execução dos investimentos municipais, contribuindo também assim para a resposta à crise”.

Neste sentido, considerando que é “indispensável e urgente o diálogo com o Governo, abrindo, de imediato, o debate e a análise das medidas de apoio às populações e às empresas, a ANMP solicita uma audiência ao Governo”.