CentroTV

Mural dedicado a Phil Mendrix no Dia Mundial do Rock

Para assinalar o Dia Mundial do Rock, a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares apresentou um mural evocativo de Phil Mendrix, nome artístico de Filipe Mendes, na aldeia onde tinha fortes ligações familiares, Venda Nova.

“Da autoria do artista plástico David Fernandes, a pintura eterniza o virtuoso guitarrista num local onde chegou a tocar por mais que uma vez, nomeadamente no palco do recinto de festas da União Recreativa de Santa Luzia (Venda Nova e Moinhos)”, refere em nota a autarquia de Poiares.

Esta iniciativa, que teve o apoio da Associação Phil Mendrix, Junta de Freguesia de São Miguel e da associação local, reuniu familiares e fãs do músico, contou ainda com um espetáculo dedicado ao rock por alunos da Academia de Música Gabriel Matos.

João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, destacou «a forte ligação do Phil ao concelho e à aldeia da Venda Nova a que regressava sempre que podia, sendo alguém cuja simplicidade, cumplicidade e amizade eram assinalados pelos seus familiares, amigos e por todos os que privaram de perto», afirmou.

Recorde-se que Phil Mendrix, nome artístico de Filipe Alberto do Paço d’Oliveira Mendes, foi, a título póstumo, agraciado com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro pelo Município de Vila Nova de Poiares, tendo ainda sido inaugurado um memorial no Centro Cultural de Poiares, com um mosaico de guitarra elétrica, a 10 de novembro, dia do seu nascimento.

Phil Mendrix deixa um enorme legado na área da cultura. Com uma carreira extraordinária, em que passou pelos Chinchilas, Roxigénio, Ena Pá 2000, Irmãos Catita, entre muitos outros projetos, é assinalado por todos como uma referência que inspirou inúmeras gerações de guitarristas, ao nível dos grandes nomes internacionais, e que granjeou ao longo da sua carreira um enorme reconhecimento e admiração entre os seus pares.

O seu talento e o lado inovador na forma de abordar a guitarra, com um estilo próximo do de Jimi Hendrix e razão pela qual ganhou o nome artístico de Phil Mendrix, Filipe Mendes tornou-se um verdadeiro militante da causa rock em Portugal.