CentroTV

Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques reabre ao público na Lousã

O Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques vai voltar a reabrir as portas ao público no próximo domingo.

“A pouco mais de um dia de reabrir portas ao público, o Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques afirma-se, novamente, como um equipamento diferenciador, inovador e guardião da cultural do Mundo Rural”, adianta a autarquia.

A abertura terá lugar no dia 6 de setembro, dia em que o seu patrono, Louzã Henriques, falecido em julho de 2019, comemoraria 87 anos.

“Por motivo da pandemia e das regras de distanciamento social, a inauguração terá lugar às 15 horas, para as entidades oficiais e família do patrono, seguida da abertura ao público em geral, das 16h30 às 19h, em visitas de trinta minutos, para grupos de 20 pessoas”, refere ainda o município da Lousã.

Além da coleção do Museu Etnográfico, que será apresentada pelo gabinete “Providência Design” que desde setembro de 2018 desenvolveu este projeto, será também inaugurada a exposição temporária Agricultura Lusitana 2015-2020, uma viagem cultural pelas Aldeias do Xisto, promovida pelas Aldeias do Xisto.

A abertura contará ainda com a presença do grupo “Segue-me à Capela”, que proporcionará uma experiência sonora ligada à temática do Museu e ao seu patrono.

A requalificação deste Museu e da sua coleção resulta de candidatura ao Programa Valorizar – Linha de Apoio ao Turismo Acessível.

“Dada a impossibilidade de acolher todos os interessados em visitar o espaço, no dia de abertura, a Câmara Municipal irá proporcionar visitas guiadas a pessoas e entidades durante as próximas semanas”, salienta a concluir.