CentroTV

Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques reabre no próximo domingo na Lousã

O Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, na Lousã, irá reabrir no próximo domingo, dia 6 de setembro, pelas 15h, após obras de requalificação, com um novo projeto etnográfico.

“A reabertura deste importante equipamento ocorre no dia em que se assinalam os 87 anos do nascimento do seu patrono, o médico e ativista antifascista, Louzã Henriques, falecido a 29 de julho de 2019”, anuncia a autarquia em nota de imprensa.

Atendendo à situação de pandemia e à necessidade de implementação de diversas medidas de segurança as visitas serão condicionadas.

Esta intervenção, cujo “projeto museográfico foi desenvolvido pelo gabinete Providencia Design, autor de vários projetos premiados a nível nacional, tendo sido o projeto desenvolvido no âmbito de uma candidatura europeia para acessibilidades em espaços culturais (Turismo Acessível), salientando a inclusão como uma experiência de receção museal, sublinhando o carater lúdico, e atraente dessa experiência, com renovação do mobiliário expositivo, iluminação, audioguias, sistemas de multimédia e realidade aumentada”.

A conceção fundante deste Museu remete não apenas para a preservação do património e aquisição de conhecimento, como também para uma experiência rica e gratificante por parte do visitante.

A narrativa museográfica dá luz às dimensões materiais e imateriais das várias atividades ligadas ao “Mundo Rural”, pretendendo-se preservar a memória e a identidade dos povos da Serra da Lousã.

O Museu Etnográfico Louzã Henriques está integrado no projeto Ecomuseu da Serra da Lousã. Foi inaugurado pelo Presidente da República Dr. Mário Soares em 7 de julho de 1990, nas instalações da antiga Escola de Conde Ferreira e reinaugurado em 24 de junho de 2005 nas atuais instalações, apresentando um espólio etnográfico diversificado, de abrangência nacional, onde se podem encontrar instrumentos relacionados com a agricultura, como alfaias agrícolas e sistemas de atrelagem.

Neste dia será também apresentada a exposição Agricultura Lusitana 2015-2020, uma viagem cultural pelas Aldeias do Xisto, promovida pela ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

A requalificação deste Museu e da sua Coleção resulta de Candidatura ao Programa Valorizar – Linha de Apoio ao Turismo Acessível e significa um investimento de 150 000€.