CentroTV

Museu Miniatura Automóvel de Gouveia com novas colecções

O museu da Miniatura Automóvel apresenta as novas colecções temporárias Colecção de Miniaturas Clássicas Dinky Toys, Corgi Toys e Tekno, Táxis do Mundo e 24 Horas de Le Mans, no dia 1 de abril, pelas 15h00, no Museu da Miniatura Automóvel, em Gouveia.

A presentação das novas colecções temporárias contará com uma visita guiada pelo Museu da Miniatura Automóvel e às 16h30 com uma sessão de Autógrafos com o piloto Campeão Nacional de Velocidades, António Rodrigues.

No âmbito da apresentação das novas coleções temporárias estará em exposição frente aos Paços do concelho uma viatura “Taxi”, alusiva à uma colecção apresentada, Táxis do Mundo.

O Museu da Miniatura Automóvel é um espaço inédito em Portugal, que dispõe de salas dedicadas à exposição de miniaturas automóveis. A coleção permanente é composta por 3500 miniaturas com destaque para coleção de ralies cedida por Fernando Taborda e pela coleção “evolução histórica do automóvel”.

Miniaturas Clássicas Tekno – Dinky e Corgi |Escala

Originalmente criados como brinquedos para crianças estas miniaturas ocupam hoje lugar de relevo entre os coleccionadores de miniaturas automóveis.

O fabrico dos Dinky Toys data do final dos anos trinta e prolongou-se até 1979. A Corgi Toys iniciou a sua produção em meados da década de 50 até meados da década de 80. Inicialmente de concepção muito primária, a evolução da tecnologia transformou-os ao longo das décadas em verdadeiras obras de arte.

A Tekno (1928-1972), empresa dinamarquesa menos conhecida devido ao seu preço mais elevado, notabilizou-se pela perfeição das suas miniaturas, com pormenores que os outros fabricantes não tinham: rodas direcionais, pneu suplente, suspensão independente às quatro rodas, capot, mala e portas a abrir; eram, naquela época e ainda hoje, verdadeiras obras de arte!

Algumas destas miniaturas, encontram-se num estado de desgaste, a que é costume chamar de “brincadas”; com efeito muitas delas foram objecto de brinquedo, quando o proprietário da coleção Rui Miller era criança.

TÁXIS DO MUNDO

Coleção de 125 Miniaturas de Fernando Taborda e do Museu da Miniatura Automóvel.

Através desta coleção podemos viajar no tempo, através dos táxis mais emblemáticos das grandes cidades do mundo. A coleção contém modelos à escala 1:43 e reproduz os táxis de ontem e de hoje, com as decorações originais e procurando retratar fielmente os modelos correspondentes.

Os táxis, que constituem um meio de transporte com personalidade própria, está presente em quase todos os países do mundo, com características semelhantes, mas também com os traços originais e singularidades próprias de cada cultura, como por exemplo o célebre “Fogareiro” de Lisboa.

24 Horas de Le Mans

Coleção de Mário Costa com mais de 500 miniaturas, que nos mostra carros desportivos e protótipos que participaram na mais antiga e mais prestigiada prova de resistência do Mundo (inclui todos os vencedores).