CentroTV

Museu Nacional de Arte Antiga e Museu Nacional de Machado de Castro associam-se ao Ano Jubilar dos Mártires de Marrocos e de Santo António – Coimbra 2020

A Diocese de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra, o Museu Nacional de Machado de Castro, o Museu Nacional de Arte Antiga e a Turismo Centro de Portugal vão realizar uma conferência de imprensa para apresentação de mais ações do programa Ano Jubilar dos Mártires de Marrocos e de Santo António – Coimbra 2020.

A conferência de imprensa terá lugar no dia 17 de dezembro, pelas 11h00, no Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra.

Na ocasião, o Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, apresentará a Carta Pastoral do Ano Santo, a que se seguirá a apresentação do site oficial do Ano Jubilar, pela arquiteta Ana Filipa Santos. Depois, serão reveladas as exposições sobre os Mártires de Marrocos e Santo António, que irão acontecer durante o ano de 2020 e que motivaram uma associação significativa entre o Museu Nacional de Machado de Castro e o Museu Nacional de Arte Antiga.

Joaquim Caetano, diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, Ana Alcoforado, diretora do Museu Nacional de Machado de Castro, e Virgínia Gomes, conservadora do Museu Nacional de Machado de Castro, darão a conhecer todos os pormenores desta associação. Milton Pedro Dias Pacheco, diretor da Casa-Museu Elysio de Moura, irá também intervir em nome da Comissão Organizadora do “Colóquio Mártires de Marrocos – Evocação dos 800 anos do Martírio”, que se irá realizar em janeiro de 2020.

Recorde-se que, por solicitação do Bispo de Coimbra, o Papa Francisco convocou um Jubileu – ou Ano Santo – para a Diocese de Coimbra, durante o ano de 2020.

A razão por detrás de um marco tão significativo é o facto de no próximo ano se celebrarem os 800 anos do martírio dos primeiros frades que São Francisco de Assis enviou em missão para Marrocos, e cujas relíquias repousam em Coimbra. O exemplo destes franciscanos influenciou de forma decisiva o jovem padre Fernando de Bulhões, que decidiu deixar o Mosteiro de Santa Cruz e tornar-se franciscano em Santo António dos Olivais, tomando o nome de António: o “nosso” Santo António, de Lisboa, de Coimbra e para o mundo, um dos santos mais notáveis da cristandade.

O Ano Santo Jubilar terá um intenso e vasto programa pastoral e cultural, do qual farão parte conferências diversas, um ciclo de “Diálogos com António”, um congresso científico, peregrinações, exposições, um Concerto e uma Cantata, um roteiro antoniano e publicações diversas, entre muitas outras iniciativas.