CentroTV

Museu Santos Rocha da F. Foz celebra 122 anos

Maio está de volta e, com ele, o clima de festa no Museu Municipal Santos Rocha (MMSR). Não é para menos: este mês, não só se assinalam o Dia Internacional dos Museus (dia 18) e a Noite dos Museus (dia 21), como o MMSR celebra 122 anos.

Ao longo de todo o mês de maio, o MMSR anima-se com inúmeras atividades, para todos os gostos e idades, numa festa da Cultura que se estende aos outros espaços museológicos municipais da Figueira da Foz: o Núcleo Museológico do Mar e Núcleo Museológico do Sal.

Depois de Angola, Moçambique, Timor-Lorosa e e Austrália, o tema em destaque este ano no «Maio É Museu» é a Índia, país sobre o qual o MMSR possui uma rica e variada coleção de peças, de esculturas, bens domésticos, mobiliário e objetos variados que contam não uma história das mil e uma noites, mas mil e uma histórias.

Para além de workshops, oficinas e atividades para o público escolar, destacam-se no programa do «Maio é Museu» de 2016 algumas iniciativas abertas ao público em geral, todas de entrada livre e gratuita.

No sábado, dia 7, a partir das 15h30 e assinalando os 122 anos do Museu, realiza-se a Palestra “Uma visão sobre o estado da Índia”, pelo Prof. António Borges de Cunha e com a colaboração da Liga dos Combatentes – Núcleo da Figueira da Foz. Às 17h00, a exposição de pintura de Mário Rita pode ser visitada de forma especial, com o artista presente e a música garantida por um mini-concerto de violinos pela Escola de Artes do CAE.

Dia 18, quarta feira, assinalando o Dia Internacional dos Museus, há visitas «De hora a hora», orientadas pelos técnicos do Museu Municipal, entre as 9h30 e as 17h00. O Núcleo Museológico do Sal (das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h45) e o Núcleo Museológico do Mar (das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00) também terão visitas guiadas ao longo de todo o dia e, em todos os espaços, decorrerão atividades lúdico pedagógicas dirigidas ao público escolar. Dia 19, quinta feira, às 21h30, o destaque vai para a apresentação, no Museu Municipal, do Livro “Índias”, de João Morgado.

Neste novo romance, o autor centra-se na vida desconhecida de Pedro Álvares Cabral e num período áureo da História portuguesa.

Dia 21, a Noite é Dos Museus e de todos. Com um representante da Embaixada da Índia em Portugal presente, às 16h00, vão ser conhecidos os novos Cromos do Museu, apresentados por Joana Benard da Fonseca, do Museu do Oriente; Filipe Rebelo, colecionador particular e descendente de goeses; Teresa Pacheco Pereira, Conservadora aposentada do Museu Nacional de Arte Antiga e especialista em têxteis e Chuva Vasco, artista doutorado em Teoria da Arte.

Ao longo da tarde, há dança indiana, chá indiano, a abertura de uma mostra bibliográfica sobre o tema e a inauguração da exposição de fotografia «Uma Índia dentro de Nós», de Alexandra Oliveira e Chuva Vasco.

À noite, é com «Músicas do Mundo», um espetáculo da Sociedade Instrução e Recreio de Lares, que, a partir das 22h00, se vive a Noite dos Museus e as Comemorações do Dia Internacional da Diversidade Cultural.

Já quase a fechar o mês do «Maio é Museu», duas turmas do 3.º CEB do concelho são convidadas a dormir no MMSR, de 27 para 28 de maio, numa noite de aprendizagem e diversão.

Dia 28, sábado, com o Patrocínio da Embaixada da Índia, é tempo de sentar-se confortavelmente para assistir ao Ciclo de Cinema Indiano e conhecer «O cobarde», «O santo» e «O herói» do realizador Satyajit Ray. Ao longo do mês, outras surpresas serão reveladas e provarão, sem margem para dúvidas, que, aos 122 anos, o Museu Municipal Santos Rocha continua vibrante e cheio de energia… e Cultura.