A NASA está a analisar o voo final do helicóptero Ingenuity Mars, que foi a primeira aeronave a voar em outro planeta, neste caso em Marte.
Engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia e da AeroVironment estão concluir uma avaliação detalhada do último voo do helicóptero Ingenuity Mars em 18 de janeiro de 2024, que será publicada nas próximas semanas como um relatório técnico da NASA.
Projectado como uma demonstração de tecnologia para realizar até cinco voos de teste experimentais durante 30 dias, o Ingenuity foi a primeira aeronave em outro mundo.
Operou por quase três anos, realizou 72 voos e voou mais de 30 vezes mais longe do que o planeado, acumulando mais de duas horas de voo.
A investigação conclui que a incapacidade do sistema de navegação do Ingenuity de fornecer dados precisos durante o voo provavelmente causou uma cadeia de eventos que terminou a missão.
Espera-se que as conclusões do relatório beneficiem os futuros helicópteros de Marte, bem como outras aeronaves destinadas a operar em outros planetas.