CentroTV

Natal Serrano no Mercado Municipal da Pampilhosa da Serra em dezembro

Entre os dias 7 a 11 de dezembro, e de 16 a 18 de dezembro, no Mercado Municipal da Pampilhosa da Serra, o Natal Serrano é um evento que convida os visitantes a saborear e a sentir o Natal de outros tempos.

A gastronomia e o artesanato são os “cabeças de cartaz” deste certame que inclui ainda atuações musicais para todos os gostos e todas as idades e espaços e espetáculos dedicados aos mais novos.

“E porque não há quadra mais propícia do que o Natal para olhar o céu e contemplar de perto o universo que nos rodeia, todos os visitantes do Natal Serrano poderão fazê-lo da forma mais espetacular: um planetário”, revela a autarquia em nota.

As informações detalhadas do evento estão já disponíveis em: https://natalserrano.pt/.

“O Natal Serrano é um local onde moram os sentimentos e os momentos mais genuínos que a quadra natalícia tende a despoletar. A união, o convívio à mesa, a família, a felicidade espontânea das crianças, a serenidade ou o aconchego junto da fogueira. E será precisamente a fogueira de Natal que “alimentará” o espírito contagiante deste evento, no qual se sentirá, desde logo e como não poderia deixar de ser, o aroma da gastronomia local”, destaca o município.

A tradicional Filhó Espichada, uma das iguarias mais aclamadas da gastronomia serrana, reclama para si um festival próprio dentro do certame e as 8 freguesias do concelho da Pampilhosa da Serra darão a conhecer as diferentes formas de confecionar esta iguaria. De forma original os visitantes serão desafiados a colocar em prática os segredos de confeção da Filhó Espichada que foram absorvendo nas várias “bancas” no atelier “Aqui Espicho Eu!”.

A experiência gastronómica, que a par do artesanato é um dos “cabeças de cartaz” deste evento, pode ainda prolongar-se nas tasquinhas típicas, onde entre brindes vai ser possível saborear receitas “à moda antiga” que prometem dar um tempero especial a esta quadra, como é o caso da tibornada de bacalhau.

O Natal Serrano é um Natal de tradições, de valorização dos costumes e dos saberes. Os concertos e as atuações musicais itinerantes serão uma constante, privilegiando-se, claro está, os sons populares. Contudo, haverá música para todos os gostos, pelo que vão subir ao palco do evento nomes como Augusto Canário, David Antunes e Jéssica Cipriano, o Grupo dos Antigos Orfeanistas de Coimbra, entre muitos outros.