CentroTV

NERLEI volta a marcar presença na feira da fileira da casa em Frankfurt

Associação Empresarial da Região de Leiria, na missão de apoiar a internacionalização de pequenas e médias empresas nacionais, irá marcar pela 21ª vez presença no maior evento da Fileira Casa, nesta edição sob o mote “Home of Consumer Goods, que se realiza de 3 a 7 de fevereiro, em Frankfurt, Alemanha.

No âmbito do seu projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, a NERLEI “organiza e apoia a participação individual de 63 empresas da fileira. Além disso, potenciado o sucesso da iniciativa agregadora realizada em 2020, volta a organizar uma Mostra de Produtos Portugueses, sob a insígnia “Made in Portugal Naturally”, numa parceria com a AICEP, onde poderão estar representadas as 95 empresas portuguesas presentes no evento”, informa o NERLEI em nota.

O espaço, de 140 m2, localizado no hall 12.0 C50 e com a curadoria do designer de interiores portuense Miguel Costa Cabral, será inaugurado no dia 3 de fevereiro, pelas 16h00, estando convidados para a cerimónia todas as empresas portuguesas presentes na Feira; comunicação social internacional; entidades oficiais portuguesas como Ministros e AICEP; a Messe Frankfurt, entre outras entidades.

“A Fileira Casa Portuguesa, que inclui os setores do mobiliário, dos têxteis-lar, da iluminação e das utilidades domésticas, é constituída por mais de 7500 empresas, que representam cerca de 61 mil postos de trabalho, e registou entre janeiro e novembro de 2022 um volume de exportações superior a 2,5 mil milhões de euros, o que se traduz num crescimento de 5,3% em comparação com o período homólogo. O setor das Utilidades Domésticas, o mais representado nesta Feira, e que integra a cerâmica decorativa e utilitária, vidros e cristais, louça metálica e cutelarias, entre outros, representa 3,5% do total de exportações da economia nacional”, realça o NERLEI.

O objetivo desta ação é, “além da promoção das empresas no mercado internacional, mostrar a inovação, sempre ancorada na tradição portuguesa, dos produtos nacionais. Das 63 empresas que estarão no evento apoiadas pela NERLEI, também marcarão presença mais 32 empresas portuguesas, a título individual”, conclui.