CentroTV

Neve regressou à Estrela e Gerês

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ontem sob aviso amarelo todos os distritos, perante a previsão de chuva e vento fortes, queda de neve e forte agitação marítima.

A neve é a responsável pela emissão do aviso em nove distritos: Viana do Castelo, Braga, Porto, Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra.

A exemplo da serra do Gerês (1546 metros), ontem, a neve regressou à serra da Estrela (1993 m), acima dos 1800 metros de altitude.

As estradas de acesso à Torre estiveram abertas, mas com a subida de temperatura a queda de neve deu lugar a chuva e nevoeiro, pelo que foram poucos os turistas que arriscaram subir ao ponto mais alto de Portugal continental. A Proteção Civil recomenda prudência aos condutores nas estradas da serra devido à formação de gelo.

No Algarve, a previsão é de rajadas de vento na ordem dos 90 km/h e também de chuva que pode ser de granizo.

Ontem, em Loulé, a chuva intensa cancelou a animação de Natal – incluindo a queda de neve artificial na rua 5 de Outubro. Na costa do continente, a forte agitação marítima levou ao encerramento das barras de Esposende e de São Martinho do Porto.

A indicação é de ondas que podem atingir os cinco metros de altura. Para amanhã regressa o sol, com ligeiro arrefecimento noturno.

Fonte: CM