CentroTV

Noitada em discoteca terá originado surto de gripe A e Covid-19 em mais de 70 jovens em Leiria

A Saúde Pública de Leiria e a Administração Regional de Saúde do Centro revelaram hoje que está a decorrer uma investigação epidemiológica a um surto de gripe A e Covid-19 que já atingiu mais de 60 jovens.

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) em nota adianta que, na “sequência da elevada afluência de jovens com idades entre os 14 e os 24 anos ao Centro Hospitalar de Leiria (CHL), com sintomas moderados de febre, tosse e dores musculares, a Unidade de Saúde Pública (USP) do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral e o Departamento de Saúde Pública da ARSC avançaram com uma investigação epidemiológica”.

Já foram observados mais de 230 jovens, sendo que 63 foram diagnosticados com gripe A e 15 com covid-19.

“Estes resultados apontam para a existência de um surto de infeções virais, maioritariamente de gripe A”, frisa o comunicado.

A “maioria” dos jovens já teve alta, “tendo alguns deles já retomado a atividade escolar”.

“Os sinais e sintomas apresentados, os resultados das análises efetuados no hospital e os resultados preliminares da investigação ambiental da responsabilidade da USP são concordantes e afastam o diagnóstico de infeção por legionela”, refere ainda a nota.

A ARSC aconselha que, perante a gripe, “devem observar-se as já conhecidas recomendações de prevenção de doenças transmissíveis, particularmente o uso de máscara quando indicado e as medidas de higienização”.