Com a chegada de Agosto a tão aguardada chuva de meteoros conhecida como Perseidas promete iluminar os céus, refere em nota a ADXTUR.
Este fenómeno, que “destaca a passagem de estrelas cadentes originadas de cometas, será celebrado de forma especial em Fajão, Pampilhosa da Serra”.
No dia 11 de Agosto, a aldeia de Fajão convida “todos os interessados a observar este espectáculo celeste junto ao Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão. A noite contará com a presença do astrónomo José Matos, que guiará uma sessão de observação das Perseidas, proporcionando uma experiência imersiva sob um céu repleto de estrelas e com a luz intensa da lua”.
O evento, com capacidade limitada a 50 participantes, também incluirá um workshop dedicado a telescópios digitais, que decorre entre as 15h00 e as 18h00. A observação das Perseidas terá lugar das 22h00 à meia-noite, no Dome do observatório. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia através do site indicado para o efeito.
O Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão faz parte do projecto Aldeias do Xisto, que visa “promover o contacto com a natureza e com as comunidades locais, e sensibilizar para a protecção da paisagem e do céu escuro. As condições ideais de visibilidade e a baixa poluição luminosa das Aldeias do Xisto valeram-lhes a Certificação Destino Turístico Starlight, concedida pela Fundação Starlight em 2019 e renovada em 2024”, sublinha ainda a ADXTUR.
O projecto é liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com o Município de Pampilhosa da Serra e vários outros parceiros, incluindo o Ministério da Defesa Nacional, o Instituto de Telecomunicações, e instituições académicas como a Universidade de Coimbra e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.