CentroTV

Noite Europeia dos Investigadores leva Rota de Ciência da Alta à Baixa de Coimbra

A Universidade de Coimbra (UC) associa-se a mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), com um conjunto de iniciativas que promete levar a divulgação científica da Alta à Baixa da cidade de Coimbra. O evento principal, Rota de Ciência, acontece dia 24, mas as ações associadas à NEI começam já na próxima sexta-feira, 10.

Esta edição da Noite Europeia dos Investigadores (promovida por um consórcio nacional integrado pela UC e pelas suas congéneres de Évora, Lisboa e Minho) apresenta um vasto programa em formato presencial e online, subordinado ao tema Ciência para o Clima – para mostrar como a ciência pode contribuir para o conhecimento sobre as causas e efeitos das alterações climáticas e para o alcançar da neutralidade carbónica. Em Coimbra, sob coordenação do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, estão previstas 48 atividades presenciais e 9 online, envolvendo mais de 250 investigadores e 40 estudantes de doutoramento/voluntários e 26 unidades de Investigação & Desenvolvimento.

O programa presencial de dia 24, a Rota de Ciência, inclui 45 pontos espalhados pela Alta e Baixa de Coimbra, onde investigadores e colaboradores de Centros e Museu de Ciência da UC vão dinamizar atividades entre as 16h00 e as 23h00. Esta Rota de Ciência é promovida em estreita colaboração com a Agência de Promoção da Baixa de Coimbra: cada um dos pontos da rota tem como parceiro um comerciante/lojista da Alta e Baixa de Coimbra, para aproximar ainda mais a Universidade e do público em geral. Para identificar todos os locais, atividades, investigadores envolvidos e parceiros associados, vai estar disponível uma web app (acessível a partir de noiteeuropeiadosinvestigadores.uc.pt), que reúne toda a informação.

“Este evento europeu é muito importante para que a investigação científica que está a ser produzida nos centros de investigação da Universidade de Coimbra chegue ao público não científico, aproximando os investigadores e investigadoras da sociedade. Este tipo de atividades faz parte da estratégia da UC e vai permitir divulgar a investigação nas diversas áreas científicas e contribuir para a literacia científica.  Por outro lado, este evento permite que os cientistas desenvolvam capacidades de comunicação de ciência e assim vai contribuir para que a ciência seja mais bem compreendida por toda a população”, refere a Vice-reitora e Diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, Cláudia Cavadas.

“A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra acolheu entusiasticamente a proposta de que a Noite Europeia dos Investigadores de 2021 fosse realizada entre a Alta e a Baixinha de Coimbra, junto do comércio local. Quando fomos contactados, pela Investigadora Ana Santos Carvalho, começámos de imediato a pensar num percurso que trouxesse a Universidade para junto dos cidadãos. A troca de experiências entre duas comunidades, tão diferentes à partida, como o são a Universidade e as Empresas, é uma forma de enriquecer ambas as partes e um caminho de excelência para todos nós. Através deste encontro todos teremos a oportunidade de partilhar os diferentes conhecimentos e de nos potenciarmos mutuamente. Desejamos convictamente que esta experiência perdure para benefício de todos!”, afirma, por sua vez, a presidente da APBC, Assunção Ataíde.