CentroTV

Nova ponte pedonal e ciclável vai ligar jardins da Casa do Sal ao Monte Formoso em Coimbra

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra já tem estudo prévio para a construção de uma nova ponte pedonal e ciclável que pretende ligar os jardins da Casa do Sal à urbanização do Monte Formoso, aproximando assim esta população da rede de ciclovias e da Mata Nacional do Choupal.

“Este projeto, que tem um investimento previsto de 1 milhão de euros, vai ser analisado e votado na próxima reunião do executivo municipal e está englobado na solução de uma nova via de ligação automóvel da Circular Externa ao Monte Formoso, na rua Cidade de Poitiers, no sentido ascendente”, adianta a autarquia em comunicado.

O objetivo é que este “arruamento permita o acesso à urbanização sem passar no nó da Casa do Sal, aliviando assim o fluxo de trânsito neste local”.

A CM Coimbra vai construir dois novos acessos ao Monte Formoso: um automóvel e um pedonal e ciclável. Este último será concretizado através de uma nova ponte pedonal e ciclável sobre a Circular Externa, para permitir a aproximação da população residente ou que trabalha no Monte Formoso aos jardins da Casa do Sal.

Um projeto que vai interligar a União das Freguesias de Coimbra e a União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e, desta forma, melhorar e encurtar a ligação do Monte Formoso com o centro da cidade, mas também com a rede de ciclovias e a Mata Nacional de Choupal, na avenida Cidade Aeminium.