CentroTV

Nove detidos por tráfico de droga, furto e roubo no distrito de Viseu

Foto: GNR

O  Comando Territorial de Viseu, através do Destacamento Territorial de Lamego, hoje, dia 2 de fevereiro, deteve oito homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 26 e os 52 anos, pelos crimes de tráfico de estupefacientes, furto, roubo e burlas, nos concelhos de Lamego, Tarouca e Castro Daire.

No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de meio ano, “foi possível apurar-se que o grupo efetuava um estudo prévio das vítimas, seguido de uma posterior abordagem no interior das suas residências, normalmente em locais isolados”, revela a GNR em comunicado.

“Foi possível apurar-se ainda que, através de ameaças e agressões, o grupo procedia ao roubo de dinheiro, cartões de crédito e de débito, bem como de bens de valor acrescido, nomeadamente ouro, joias e relógios, sendo ainda suspeito da prática de cerca de dozes crimes, com agressões físicas contra quatro idosos”, acrescenta.

No seguimento da investigação foi dado cumprimento a nove mandados de detenção fora de flagrante delito e a 21 mandados de busca, 11 domiciliárias, seis em veículos e quatro em anexos, culminando com a detenção dos suspeitos e na apreensão e recuperação de cinco viaturas; duas pistolas 6,35 mm; um bastão artesanal; diversos artigos de roupa; 15 telemóveis; dois tablets; uma arma branca e cartões de crédito e de débito.

“O grupo, já com antecedentes criminais em ilícitos desta natureza, estava a criar um sentimento de insegurança na população local”, salienta o Comando Territorial de Viseu.

Os detidos vão ser presentes ao Tribunal Judicial de Viseu amanhã, dia 3 de fevereiro.

Na operação estiveram empenhado 70 militares das valências territorial, investigação criminal, cinotécnica e ordem pública.