CentroTV

Novo bastonário da Ordem dos Médicos tomou posse e deixou críticas ao estado da saúde (com vídeo)

O novo bastonário da Ordem dos Médicos fez um “balanço preocupante” da Saúde em Portugal, com a resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) assente numas urgências “em dificuldades” e com uma gestão de “navegação à vista”.

“O SNS afunda-se sob um sistema que assenta grande parte da sua resposta num serviço de urgência hospitalar em dificuldades, desvalorizando o papel indispensável dos cuidados de saúde primários, da prevenção da doença, da promoção e da literacia em saúde”, afirmou ontem Carlos Cortes na sua tomada de posse.

O sucessor de Miguel Guimarães à frente da Ordem dos Médicos (OM) frisou que a realidade do sector da saúde evidencia um “balanço preocupante”, em que as “intervenções eufémicas repetidas já não conseguem esconder o que está aos olhos de todos, sobretudo dos médicos e dos doentes”.

Carlos Cortes, ex-presidente da Seção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, eleito a 16 de Fevereiro na segunda volta disputada com Rui Nunes, citou dados que colocam Portugal, no âmbito da OCDE, “destacadíssimo no primeiro lugar” na utilização das urgências hospitalares.