Estão a decorrer as obras de requalificação da zona norte de Oliveira do Hospital, que se encontram inseridas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e visam a execução de um conjunto de espaços que se destinam a completar os acessos à Central de Camionagem, ao Pavilhão Gimnodesportivo e ao Cemitério e área envolvente a norte no centro da cidade
“Esta intervenção visa qualificar toda a zona com a dotação de áreas de circulação automóvel, de estacionamentos e de tratamento de zonas verdes de proteção”, adianta a autarquia oliveirense.
A obra de requalificação neste zona norte da cidade, tem um prazo de seis meses para a sua conclusão, é financiada em 85% e tem um custo de 807.667,33 euros
O parque de estacionamento de apoio ao Pavilhão Gimnodesportivo, à Central de Camionagem e ao Mercado Municipal, é constituído por 40 lugares de estacionamento de veículos ligeiros. Contemplada ainda a pavimentação da via existente em terra batida para acesso à Central de Camionagem, permitindo o estacionamento de 72 veículos ligeiros e de 3 veículos pesados de passageiros.
Esta via vai dar acesso direto ao quartel dos Bombeiros Voluntários e também acesso ao cemitério, possibilitando a manobra para a circulação de veículos de funerais, assim como o estacionamento para acompanhantes num total de 38 lugares para veículos ligeiros.
É criada uma via paralela à rua Engº António Campos, que vai permitir a criação de mais lugares de estacionamento, direccionados para veículos pesados, num total de 9 lugares.
Na zona do cemitério e aproveitando a diferença de níveis da plataforma de acesso ao mesmo e à rua que com ele confina a poente, é criada uma zona de arrumos onde inclui a construção de instalações sanitárias para os funcionários daquele espaço.