O Mercado Municipal foi palco, no passado sábado, dia 7 de setembro, da apresentação oficial do Portal e App “Dão Emoções”, um projeto inovador, financiado pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, que tem como objetivo promover e valorizar os produtos endógenos e a oferta turística da região.
Na sessão estiveram presentes o presidente da Câmara de Nelas, Joaquim Amaral, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, José Luís Marques, presidente da Escola de Hotelaria de Coimbra, Emanuel Ribeiro, da Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD), Cristóvão Monteiro, da CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e Paulo Duarte, da UBIwhere.
O presidente da Câmara, Joaquim Amaral, destacou o grande potencial turístico e cultural da região composta pelos concelhos de Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão e Aguiar da Beira.
“Temos produtos de excelência em quantidade, e foi necessário consciencializar a região para a valorização do que é nosso. Não queremos apenas turistas, mas também que os residentes percebam o valor do território onde vivem. Somos conhecidos pela nossa hospitalidade, não há ninguém no mundo que receba tão bem como nós, beirões, e é com orgulho que apresentamos este projeto”, afirmou o edil.
Por sei lado, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, elogiou o trabalho realizado pela ADD na valorização do território e também do Município de Nelas na organização de eventos como esta 33a Feira do Vinho do Dão e requalificação do Mercado Municipal.
“O desenvolvimento de uma terra faz-se com pessoas, e este projeto Dão Emoções ajuda a atrair mais gente e a promover o nosso país”, sublinhou. José Luís Marques, Presidente da Escola de Hotelaria de Coimbra, em representação do Turismo de Portugal, reforçou a importância do projeto para a promoção internacional da região.
“A app ‘Dão Emoções’ ajuda a levar ao mundo os nossos produtos turísticos de excelência, como o vinho do Dão, e é com grande satisfação que vemos o trabalho da ADD a assinalar 30 anos com esta iniciativa”, afirmou. Emanuel Ribeiro, da Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD), apresentou as funcionalidades do portal e da app, explicando que a estratégia visa a requalificação e reestruturação da oferta turística sub-regional, ancorada na valorização dos produtos endógenos.
O projeto inclui ainda um stand de realidade virtual que será futuramente instalado cada um dos municípios envolvidos. Cristóvão Monteiro, da CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, e Paulo Duarte, da UBIwhere, abordaram os aspetos técnicos da concepção e desenvolvimento da app,