CentroTV

Núcleo do Centro da Liga Contra o Cancro realiza ação “Dar cor ao sorriso”

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai assinalar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) com uma ação de sensibilização dirigida às doentes oncológicas do Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC), intitulada “Dar cor ao sorriso”.

A iniciativa decorre das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.

Será instalado um espaço provisório no Hotel de Doentes do IPOC, onde cabeleireiras e maquilhadoras voluntárias irão oferecer às utentes interessadas serviços gratuitos de cabeleireiro, maquilhagem e manicure, contribuindo para atenuar algumas marcas que a doença oncológica e respetivo tratamento podem causar a nível físico.

“Encorajar a doente a cuidar da sua imagem tanto contribui para reduzir os efeitos físicos colaterais da doença e dos tratamentos, como representa um importante cuidado psicológico que a doente deve ter”, frisa a organização.

A pensar nisso, o Núcleo Regional do Centro da LPCC tem, nas suas instalações, o projeto Espaço Imagem, que promove ensinamentos, presta apoio gratuito de corte e tratamento de perucas e disponibiliza materiais a custos reduzidos e em condições preferenciais para doentes carenciados.

Mensagens recolhidas por ocasião do Dia Mundial do Cancro nos hospitais distritais da Região Centro, pelos voluntários da LPCC que apelaram ao envolvimento de doentes e acompanhantes em torno do slogan “Nós podemos. Eu posso”, vão ser distribuídas em breves visitas às mulheres que se encontram internadas neste dia. O objetivo é oferecer mensagens de apoio e de esperança.