CentroTV

O dia em que a ponte caiu

A tragédia de Entre-os-Rios ou tragédia da Ponte Hintze Ribeiro ocorreu a 4 de março de 2001 às 21h15, faz hoje 20 anos.
O colapso da (antiga) Ponte Hintze Ribeiro, que fazia a ligação entre Castelo de Paiva, distrito de Aveiro e a localidade de Entre-os-Rios no concelho de Penafiel, distrito do Porto, matou 59 pessoas.
A ponte, já considerada pelos habitantes de Entre-os-Rios como degradada, cedeu à chuva intensa dos últimos dias, que tinha causado um aumento no caudal do rio Douro. Ruiu o quarto pilar, o que provocou a destruição parcial do tabuleiro. Parte deste caiu ao rio Douro, tendo uma secção ficado suspensa na margem.
 
Do acidente resultou a morte de 59 pessoas, incluindo os passageiros de um autocarro e três carros que tentavam alcançar a outra margem do rio Douro.[1] Das vítimas, 54 pertenciam ao concelho de Castelo de Paiva, 2 de Cinfães, 2 de Gondomar e 1 de Penafiel.
O desastre levou a acusações quanto a negligência do Governo Português, levando à demissão do ministro do Equipamento Social da altura, Jorge Coelho. O Governo decretou dois dias de luto nacional.

 
Foi criada a Associação dos Familiares das Vítimas da Tragédia de Entre-os-Rios, que todos os anos organiza várias cerimónias de homenagem, como as 59 flores que são atiradas da recente ponte Hintze Ribeiro para o rio Douro para os 59 falecidos da tragédia.
Em janeiro de 2003, junto à ponte de Entre-os-Rios, foi inaugurado o monumento de homenagem às vítimas, designado “Anjo da Guarda”. A estátua em bronze, com dez metros de altura, foi construída em conjunção com um santuário, onde estão inscritos os nomes das vitimas.

O Presidente da República emitiu hoje uma nota recordando esse 4 de março de 2001, “um momento difícil que marcou a história recente de Portugal, respeitando a memória dos que partiram, mas também a coragem dos que ficaram”.

“Duas décadas volvidas podemos, sem nunca esquecer o passado, reconhecer o futuro que a tragédia inspirou”, frisa Marcelo Rebelo de Sousa..

“Homenagear as vítimas de Entre-os-Rios é também saudar o seu legado, exemplo de solidariedade, perpetuado na obra que comunidade, famílias e amigos construíram em seu nome2, conclui.