CentroTV

“O Retrato em João Abel Manta – Perfis para as Selectas” em Gouveia

“O Retrato em João Abel Manta – Perfis para as Selectas” é a grande exposição que pode visitar em Gouveia a partir do dia 12 de agosto, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.

O museu estará encerrado ao público a partir de 25 de julho para instalar as cerca de 200 peças de João Abel Manta que compõem a exposição reunidas exclusivamente para Gouveia.

O Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta estará encerrado ao público, a partir de segunda-feira, 25 de julho, até às 17h00 do dia 12 de agosto, momento em que será inaugurada a exposição de João Abel Manta que está a ser produzida e preparada em exclusivo para Gouveia.

“O Retrato em João Abel Manta – Perfis para as Selectas” é uma exibição inédita sobre o tema “retrato” no contexto geral da obra multifacetada de João Abel Manta. Pensada para o Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, do qual este artista foi o principal doador, é, pois, a homenagem que faltava fazer nestes 37 anos de existência do Museu.

Estarão em exposição cerca de 200 peças, entre pintura, desenho e cartazes, com a estrutura da exposição dividida em cinco áreas dispositivas: Depois da grande guerra, entre lisboa e paris: os rostos da sua geração e do seu mundo; Dinossauros excelentíssimos: Salazar, Caetano e outras figuras do poder; “Uma coisa nunca vista”: os rostos da revolução; “Diálogos confidenciais”: um imenso museu imaginário em papel de livro e jornal e “Sou um pintor tardio”: retratos da memória, do mito e do sonho.